Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Indústria da Alemanha inicia 2026 de forma inesperadamente fraca

9 mar 2026 - 07h25
Compartilhar
Exibir comentários

O setor industrial da ‌Alemanha iniciou de forma surpreendentemente fraca, com as encomendas caindo mais do que o esperado e a produção diminuindo inesperadamente, de acordo com dados do departamento de estatísticas.

Em janeiro, as encomendas caíram 11,1% em comparação com o mês anterior, em ⁠uma base ajustada sazonalmente e pelo calendário, pondo fim a ‌quatro aumentos consecutivos, informou o escritório nesta segunda-feira.

A expectativa em pesquisa da Reuters com analistas era de queda de ‌4,5%.

Entretanto, quando os pedidos em grande escala ‌são excluídos, a queda foi de apenas 0,4% ⁠em janeiro, disse o escritório, depois que os pedidos industriais alemães registraram o maior aumento em dois anos em dezembro.

Apesar da volatilidade, os analistas mantiveram suas expectativas positivas para o ano, exceto por uma escalada contínua da guerra no Irã ‌e a consequente alta dos preços do petróleo.

"Esses números não são ‌para os fracos ⁠de coração", disse ⁠o economista do LBBW Jens-Oliver Niklasch.

"No entanto, de modo geral, continuamos a ⁠manter nossa expectativa de ‌que os números econômicos ‌do ano corrente serão melhores do que os do ano passado", acrescentou.

Michael Herzum, da Union Investment, atribuiu a situação robusta dos pedidos ao investimento do governo alemão em ⁠defesa e infraestrutura.

"A indústria deve se transformar de um entrave ao crescimento em um motor de crescimento em 2026, supondo que a guerra com o Irã não se intensifique permanentemente", disse ele.

O Ministério da ‌Economia da Alemanha alertou nesta segunda-feira que o risco de o setor enfrentar um retrocesso aumentou significativamente com a guerra, ⁠o que ainda não se refletiu nos indicadores.

A produção industrial também caiu, registrando uma queda inesperada de 0,5% em janeiro em comparação com o mês anterior.

Analistas previam um ligeiro aumento de 1,0%.

A queda se deve principalmente à menor produção de produtos de metal, que caiu 12,4%, de acordo com o escritório de estatísticas.

As quedas nos setores farmacêutico e de computadores, produtos eletrônicos e óticos também contribuíram, segundo ele.

Em contraste, a produção de energia aumentou significativamente, em 10,3%, devido ao clima excepcionalmente frio de janeiro deste ano, disse.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade