Conheça o Pipefy, plataforma de gestão de produtividade para PMEs
Todas as soluções para fazer a gestão da produtividade no seu negócio. Essa é a proposta do Pipefy, ferramenta criada pelo brasileiro Alessio Alionço, voltada para startups, pequenas e médias empresas (PMEs).
As soluções da plataforma são baseadas no conceito de Business Process Management System (BPM), ou sistema de gerenciamento de processos de negócios. Saiba mais sobre a ferramenta aqui.
Saiba mais sobre o Pipefy
O Pipefy é uma ferramenta de gestão que auxilia seu negócio a organizar e executar todos os processos em um só lugar. Entre os itens que podem ser otimizados com a plataforma estão a prática de testes A/B (relacionado a métricas e leads de vendas), marketing de conteúdo, funil de vendas para business to business (o B2B) entre outros, bastante comuns em startups e pequenas e médias empresas.
Ao oferecer essas soluções, o Pipefy permite que as empresas sejam mais organizadas e mais produtivas, executando os processos e atividades do dia a dia em uma ferramenta prática e intuitiva, possibilitando que você abandone de vez métodos ineficientes, como formulários manuais, planilhas e até mesmo o excesso de e-mails.
Dentro da plataforma, um processo pode facilmente ser estruturado em poucos minutos. O gerente determina qual processo a equipe precisa executar, como “apoio ao cliente” ou “processo de contratação”. Em seguida, ele define o fluxo de trabalho e quem serão as pessoas encarregadas de executá-la.
Assim, cada vez que alguém cria uma tarefa, a ferramenta automaticamente delega essa tarefa para a pessoa e define uma forma de execução apropriada através de um passo a passo em fluxograma, observando o que deve ser feito em cada fase, e assegurando assim que cada etapa será sempre bem executada.
Todas as atividades permanecem visíveis sob a forma de pequenas cartas, que são movidas lateralmente entre todas as fases do processo, simulando uma linha de produção. Se, em qualquer fase do processo, o fluxo parar ou diminuir, as cartas começam a se acumular e são marcados com uma faixa vermelha, sinalizando a demora.
Os líderes de equipe podem controlar facilmente o que está acontecendo: quantas cartas foram criadas no período, quantas estão em tempo, quantas estão atrasados, o que foi feito, e a duração média de tempo necessário para concluir cada atividade. Assim, o controle da produtividade é otimizado, o que torna a gestão das tarefas muito mais simples.
Plataforma de gestão para pequenas e médias empresas facilita o controle da produtividade dos funcionários. Foto: Divulgação
Conheça a história da empresa
A ideia para a criação da ferramenta veio quando o Alionço fundou sua startup anterior ao Pipefy, no ano de 2012. Na ocasião, ele percebeu que os instrumentos utilizados por ele e por sua equipe eram ineficientes.
Ele explica que por dois anos tentou manter a empresa organizada através de soluções tradicionais, como planilhas e aplicativos para gerenciamento de fluxo de trabalho, mas as informações importantes se perdiam com frequência, e erros eram comuns. “Por isso decidi criar o Pipefy: para ajudar outros empreendedores que tinham o mesmo problema”, explica Alionço.
Se você tem alguma dúvida ou sugestão sobre o assunto, deixe um comentário abaixo e contribua com a troca de ideias. Não esqueça de compartilhar esse artigo com seus seguidores nas redes sociais.
Publicado em Conheça o Pipefy, plataforma de gestão de produtividade para PMEs por Destino Negócio.