Confiança do investidor alemão recua após colapso do governo e vitória de Trump nos EUA
A confiança dos investidores alemães caiu em novembro, informou um instituto de pesquisa econômica nesta terça-feira, relatando que a incerteza desencadeada pela vitória de Donald Trump na eleição presidencial dos Estados Unidos e o colapso do governo da Alemanha ofuscaram as expectativas econômicas.
O Instituto ZEW relatou um declínio mais forte do que o esperado em seu índice de confiança econômica para 7,4 pontos, de 13,1 pontos em outubro. Analistas consultados pela Reuters haviam projetado uma leitura de 13,0.
A maior economia da Europa tem flertado com a possibilidade de uma recessão e agora precisa lidar com a turbulência política após o colapso da coalizão de governo do chanceler Olaf Scholz na semana passada.
Um dia após a vitória de Trump ter levantado preocupações para as empresas alemãs, Scholz demitiu seu ministro das Finanças devido a uma discordância sobre como estimular a economia do país, preparando o cenário para uma eleição antecipada no início do próximo ano.
"Na pesquisa atual, a confiança econômica diminuiu - e o resultado da eleição presidencial dos EUA provavelmente é a principal razão para isso", disse o presidente do ZEW, Achim Wambach.
"Ainda assim, vozes mais otimistas foram ouvidas nos últimos dias da pesquisa, esperando que as perspectivas econômicas para a Alemanha melhorem com a eleição antecipada no horizonte", acrescentou Wambach, referindo-se a um "desenvolvimento muito dinâmico das expectativas econômicas".
A avaliação da situação econômica atual também piorou, atingindo -91,4 pontos em novembro, ante -86,9 pontos no mês anterior, de acordo com a pesquisa. Economistas consultados pela Reuters esperavam uma pequena melhora para -85,9.