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Como usar o WhatsApp como ferramenta de fidelização do cliente

Especialista em prospecção ativa dá 5 dicas de como potencializar o uso do app como ferramenta para conversão de leads

1 jun 2024 - 06h20
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Resumo
O uso do WhatsApp como uma ferramenta de comunicação essencial para as empresas brasileiras é alto, segundo a pesquisa Panorama de Vendas. Para otimizar suas vendas, as empresas devem considerar estratégias como automação, integração ao CRM, criação de processos estruturados, treinamento da equipe de vendas e monitoramento dos resultados.
Foto: Freepik

O WhatsApp, aplicativo de mensagens instantâneas mais popular do mundo com mais de 3 bilhões de usuários, se consolida como ferramenta de comunicação essencial para as empresas brasileiras. A pesquisa Panorama de Vendas, realizada pela RD Station, TOTVS e Tallos, revela que 86% das empresas utilizam o WhatsApp como principal canal de vendas. 

Apesar da ampla adoção, a pesquisa também aponta desafios na profissionalização do uso da ferramenta. Apenas 21% das empresas integram o WhatsApp ao CRM, e 80% não possuem um processo estruturado para registrar informações das conversas. 

“Ao investir na profissionalização do uso do WhatsApp, as empresas podem aumentar as vendas em até 27%, acelerar o tempo de atendimento em até 225% e oferecer uma experiência de compra mais personalizada e satisfatória para seus clientes, segundo a Tuvis, empresa especialista em CRM”, conta Giovanne Saraiva, CEO da Destruindo Metas e especialista em marketing e vendas B2B.  

Para otimizar o uso do WhatsApp para vendas, o especialista oferece as seguintes estratégias: 

Utilize ferramentas de automação: “Ferramentas como o Botão do WhatsApp e a extensão de WhatsApp para CRM podem automatizar tarefas repetitivas, como agendamento de reuniões e envio de mensagens personalizadas, liberando tempo para que a equipe de vendas se concentre em atividades mais estratégicas”, afirma Giovanne. 

Integre o WhatsApp ao CRM: Para o especialista em vendas B2B, a integração do WhatsApp ao CRM centraliza as informações dos clientes em um único local, facilitando o acompanhamento do histórico de conversas e a criação de um perfil completo do cliente. 

Crie um processo estruturado para registrar informações: “Defina quais informações das conversas no WhatsApp serão registradas no CRM e como elas serão utilizadas para qualificar leads, nutrir relacionamentos e acompanhar o progresso das vendas”, pontua Saraiva. 

Treine a equipe de vendas: “Capacite a equipe de vendas para utilizar o WhatsApp de forma profissional e eficiente, incluindo técnicas de comunicação, melhores práticas para atendimento ao cliente e estratégias para conversão de leads”, sugere o CEO da Destruindo Metas. 

Monitore os resultados: Para o especialista em vendas B2B, acompanhar as métricas de desempenho do WhatsApp, como taxa de abertura de mensagens, tempo de resposta e taxa de conversão é fundamental para identificar áreas de melhoria e otimizar a estratégia de vendas. 

"Ao analisarmos o uso do WhatsApp para vendas, é importante reconhecer suas limitações. A natureza informal das conversas pode dificultar a mensuração precisa dos resultados. No entanto, isso não invalida sua utilidade. A chave está em integrar o WhatsApp a outras ferramentas de marketing e vendas. Combinado com um sistema CRM robusto, estratégias de email marketing e uma presença ativa nas redes sociais, podemos criar uma abordagem completa e eficaz. Essa integração permite não apenas superar as limitações do WhatsApp, mas também amplificar sua eficácia, maximizando o potencial de vendas e fortalecendo o relacionamento com os clientes", explica Giovanne.  

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

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