PUBLICIDADE

Como falar de pontos fracos em entrevistas de emprego

Saiba como responder da melhor forma às perguntas clássicas dos processos seletivos.

18 jan 2022 07h45
ver comentários
Publicidade
Foto: The Standing Desk / Unsplash

Pergunta recorrente nas entrevistas de emprego, os pontos fracos são, em geral, uma das questões que mais deixam os candidatos apreensivos, uma vez que a preocupação por ser mal interpretado pode custar a tão desejada oportunidade de emprego.

Pensando em auxiliar candidatos nesse sentido de como se preparar para entrevistas e como responder às clássicas questões que volta e meia aparecem nos processos seletivos, Cecília Barçante, Gerente de Empregabilidade da PreparaTODOS, plataforma de educação, e responsável pela PreparaVAGAS, separou algumas dicas que podem contribuir para o bom desempenho daqueles que buscam uma recolocação no mercado de trabalho ou a primeira oportunidade empregatícia.

Como falar de pontos fracos em entrevistas de emprego:

1 - Seja honesto

Tente compreender a si mesmo e seja honesto com o recrutador. Evite respostas prontas, como "sou perfeccionista". Além de ser uma resposta vaga, isso soa como uma fuga ao assunto. "Ninguém é perfeito. Isso significa que nenhum de nós é bom em tudo, por isso, você pode - e deve - falar sobre os seus pontos fracos", aponta Cecília.

2 - Seja objetivo

Objetividade é o ponto-chave para que o candidato se saia bem durante a resposta sobre os seus pontos fracos. “Afinal, quanto mais evitarmos explicações sobre isso, menos nos enrolamos com as respostas”, explica.

3 - Use a comunicação ao seu favor

Há formas e formas de falar a mesma coisa. Por isso, pense antes de responder às questões do recrutador e escolha as melhores palavras para se expressar. "Eu tenho dificuldade para me organizar soa bem melhor do que dizer que é bagunceiro, não é mesmo? Aí está a importância da comunicação clara e objetiva", comenta Cecília.

4 - Seja profissional

Saber separar o que está diretamente conectado ao ambiente de trabalho é fundamental. “Quando o recrutador pergunta sobre os seus pontos fracos, ele quer entender quais são os pontos que afetam o seu trabalho e não necessariamente as suas dificuldades pessoais”, orienta.

5 - Mostre o que você está fazendo para melhorar

Mostre o que você está fazendo para melhorar aquilo que não considera tão bom em si enquanto profissional. "Entender quais são nossos pontos fracos e buscar melhorá-los é o ponto-chave para atingirmos o nosso sucesso profissional", finaliza Cecília.

(*) HOMEWORK inspira profissionais e empreendedores a trabalhar de um jeito mais inteligente, saudável, transformador. Nosso conteúdo impacta mais de 1 milhão de usuários únicos, todo mês. É publicado no Terra e compartilhado via redes sociais, WhatsApp e newsletter. Entre pra comunidade HOMEWORK!

Homework Homework
Publicidade
Publicidade