PUBLICIDADE

Maiara Xavier

Organize a sua vida financeira em apenas 30 dias

Vencer a procrastinação para organizar as finanças é uma das principais metas de ano novo. Aprenda com as dicas da colunista Maiara Xavier

5 jan 2023 - 19h39
Compartilhar
Exibir comentários
Organize sua vida financeira em 30 dias:

Ficamos procrastinando várias coisas que são fundamentais para nossas vidas como, por exemplo, organizar as finanças. E não precisa ser algo mirabolante. É possível organizar a sua grana em apenas 30 dias. Quer saber como? Confira o planejamento abaixo:

- Semana 1: identificando o terreno

Nesta primeira semana, você só precisa estar a par de tudo que está acontecendo na sua vida, ter conhecimento da sua situação atual. Sem tentar esconder faturas de cartão, cobranças financeiras… Esse é o momento crucial de você encarar sua realidade, a fim de resolver definitivamente sua situação. Faça a si mesmo as seguintes perguntas:

  • 1) Onde você está pisando neste exato momento?
  • 2) Seu ponto de partida é sua realidade. Como ela está?
  • 3) Quanto dinheiro você recebe?
  • 4) Quanto gasta?
  • 5) Com o quê?
  • 6) Quanto tá devendo?
  • 7) Pra quem?

- Semana 2: definindo estratégias

Para onde deseja ir? De acordo com o que viu na primeira semana, o que deseja mudar/melhorar? Por que deseja mudar isso?

Liste tudo que gostaria de mudar e melhorar na sua vida financeira. Nesta semana, tente ao máximo se despir de julgamentos, do tipo: "Ah, mas é muita coisa", "Minha situação está muito difícil e não vou conseguir", "Como vou dar conta disso tudo" etc. A única coisa que você precisa fazer neste momento é listar seus desejos de mudanças e melhorias.

Vencer a procrastinação para organizar as finanças é uma das principais metas de ano novo. Aprenda com as dicas da colunista Maiara Xavier
Vencer a procrastinação para organizar as finanças é uma das principais metas de ano novo. Aprenda com as dicas da colunista Maiara Xavier
Foto: iStock

- Semana 3: o mais importante primeiro

Você irá pegar sua lista da semana 2 e selecionar de 1 a 3 itens mais importantes. De que forma?

  • 1) Qual é o mais urgente?
  • 2) Qual mudança trará mais benefícios para outras áreas da sua vida.
  • 3) Qual é mais rápido de resolver?

- Semana 4: plano de ação

A última semana deve ser utilizada para criar seu plano de ação para os próximos meses. Você já está com as principais informações e ferramentas nas mãos, conhece sua realidade financeira, já identificou o que deseja mudar e o que é mais importante, portanto, sabe para onde quer ir, onde quer chegar.

Neste momento você precisa entrar em ação e fazer o que precisa ser feito, passo a passo para resolver seus problemas financeiros. Qual o primeiro passo a ser dado? Melhorar o currículo? Cancelar o cartão de crédito?

Defina um primeiro passo e realize na quarta semana, salvando assim as suas finanças em apenas 30 dias.

Fonte: Maiara Xavier Maiara Xavier, educadora financeira, especialista em finanças comportamentais. Estudante de psicologia e neurociências, focada em conhecer nosso cérebro para entender nossos comportamentos e construir uma vida mais rica. Há mais de 10 anos ajudando as pessoas a criarem uma relação mais saudável com o dinheiro.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade