PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Citigroup descobre fraude em unidade mexicana, e lucro cai

1 mar 2014 - 03h45
Compartilhar
Exibir comentários

O Citigroup afirmou nessa sexta-feira que descobriu empréstimos fraudulentos na sua subsidiária mexicana e que seus funcionários podem ter participado do crime. O banco concedeu empréstimos falsos a uma empresa que já foi interditada pelas autoridades do país, cortando o lucro líquido de 2013 da empresa em US$ 235 milhões, para 13,67 bilhões de dólares.

Michael Corbat, presidente-executivo do Citigroup, afirmou que o incidente é um episódio isolado. Os empréstimos ruins foram feitos a uma petroleira mexicana, a Oceanografia, contratada pela estatal mexicana Pemex

A Oceanografia recebeu empréstimos da unidade mexicana do Citigroup, o Banco Nacional de México ou Banamex, usando pagamentos da Pemex como garantia.

A Banamex descobriu que a empresa terceirizada supostamente falsificou notas fiscais para a estatal mexicana que eram garantia para empréstimos, disse o presidente-executivo do Citigroup. O banco emprestou cerca de US$ 400 milhões em empréstimos garantidos por notas falsas.

(Reportagem de David Henry e Elinor Comlay)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade