Black Friday: ‘Comprei um iPhone e recebi um livro de autoajuda’
Produto foi comprado pelo site, mas empresa não cumpriu com a entrega; companhia alega que caso não reflete os padrões estabelecidos
Se comprar um livro, será que eu recebo um iPhone? Acho que não, mas posso te garantir que o oposto aconteceu comigo. Paguei pelo modelo 14 Plus de 512 GB a bagatela de R$ 4.679,10 via Pix (porque ficava quase R$ 600 mais barato), no último domingo, 23, mas recebi no lugar uma publicação de autoajuda. Você até pode pensar que eu caí em um golpe, mas a situação fica ainda pior quando verifiquei que o produto é vendido e entregue pela Amazon. No Reclame Aqui, há várias notificações como a minha.
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Na manhã de terça-feira, 25, data prevista para a entrega, fui notificada de que a encomenda estava a caminho do meu prédio, em Santos (SP). Eu estava a trabalho em São Paulo e, por volta das 18h, meu marido me acionou e pediu o código para liberar o pacote.
Como orientado no aplicativo da empresa, solicitei que ele fosse ao encontro do entregador e passasse o código diretamente para o responsável pela entrega, sem nenhum tipo de 'pedágio'. Para a minha surpresa, poucos minutos depois, recebo uma ligação do meu marido me questionando se eu tinha comprado um livro também, pois a entrega só continha esse item.
Neguei, achando até que fosse uma brincadeira, mas, para minha surpresa, recebi um exemplar de O Poder do Hábito. O livro de Charles Duhigg, repórter investigativo do New York Times, mostra que a chave para o sucesso é entender como os hábitos funcionam e como podemos transformá-los, segundo descrição no site da Amazon. A publicação é vendida por R$ 44,72, ou seja, um valor 104 vezes menor.
Descaso e sem opções
Ao entrar em contato com o SAC da Amazon, foi me pedido para enviar uma foto com o que veio na caixa, para uma análise do suporte. Na sequência, fui imediatamente comunicada que a política de devolução do item já estava em aberto e que, assim que o produto fosse devolvido, eu receberia o estorno do valor investido no iPhone. Não tive sequer a opção de envio do celular, já que até a noite de terça, o aparelho ainda estava disponível na loja.
Liguei novamente no SAC e reforcei que não queria o dinheiro de volta, mas sim, o produto. No entanto, me informaram que essa era a única possibilidade. Não me informaram mais nada.
O consumidor pode exigir o recebimento do produto comprado e não entregue. No meu caso, entrei com um pedido no Procon SP para que o marketplace cumpra à oferta.
Várias reclamações
Questionada, a assessoria de imprensa da empresa disse que está trabalhando para resolver a questão e que este incidente “não reflete os padrões estabelecidos pela Amazon” (veja o posicionamento completo abaixo).
No momento, parece que não estou sozinha no problema. No site Reclame Aqui, encontrei várias reclamações semelhantes à minha, teve quem comprou um game boy e recebeu uma caixa vazia. Outro que comprou um smartwatch e viu chegar fita métrica e porta-talheres. Outro cliente ainda viu um Playstation 5 se transformar em sabão em pó.
Esses foram só alguns dos relatos que printei no site, fora as reclamações de espera de mais de cinco meses por um estorno, além de pessoas se queixando do cancelamento da compra de maneira unilateral, sem qualquer justificativa.
Posicionamento da Amazon
"Esclarecemos que este incidente não reflete os padrões estabelecidos pela Amazon. No momento, estamos trabalhando para a resolução da questão. Reafirmamos nosso compromisso em oferecer ao cliente sempre a melhor experiência possível, com soluções que combinam conveniência e praticidade, sempre priorizando a confiança e a segurança de nossos clientes."