Bilionários sabem que o mundo vai acabar se o plano deles der certo, diz escritor Douglas Rushkoff
Crítico das empresas de tecnologia aponta grandes riscos da IA e diz que os donos de big techs acreditam mais do que qualquer um no risco do apocalipse da sociedade
Douglas Rushkoff é um escritor e crítico ferrenho das grandes empresas de tecnologia. Para ele, a era da inteligência artificial (IA) é apenas uma desculpa para acelerar gastos com energia e até mesmo para escravizar crianças em países da África devido à mineração de materiais necessários para que a tecnologia continue a funcionar.
Rushkoff, que tem um livro chamado A Sobrevivência dos Mais Ricos, afirma que os donos das big techs, como são chamadas empresas como Meta, Nvidia, Alphabet, OpenAI, Microsoft, Apple e Anthropic, acreditam nos riscos à humanidade muito mais do que deixam transparecer em seus discursos. Por isso, estão sempre criando um novo bunker para se proteger de algum apocalipse.
"Eles sabem que, se as coisas seguirem conforme o plano deles, o mundo acaba. A humanidade é a mão de obra para que esses super-humanos cheguem ao próximo estágio, e eles sabem que o tempo está correndo. Eles acreditam nas mudanças climáticas e em desastres tanto quanto, ou até mais do que, nós", afirma.
O escritor diz que a internet tem se tornado progressivamente mais hostil devido às criações das empresas de tecnologia que visam apenas ao lucro e também alerta para o risco de data centers de IA consumirem toda a água disponível em regiões empobrecidas com a desculpa de que os servidores não podem parar de funcionar porque fazem parte de um negócio trilionário.
A seguir, leia os principais trechos da entrevista.
Estamos em uma corrida da AI. Para onde isso levará a sociedade?
Os Estados Unidos estão em uma corrida de IA. O Brasil também. Eu me pergunto se a América acha que está nessa corrida porque Sam Altman convenceu (Donald) Trump a desregulamentar o setor de IA, sob o argumento de que precisávamos chegar lá antes da China. Mas não precisamos estar em uma corrida de IA com a China. O Ocidente poderia colaborar com a China na área de IA, o que talvez nos levasse a um futuro muito mais interessante. Numa corrida, às vezes você nem quer vencer.
Por que diz isso?
Os Estados Unidos venceram a corrida das redes sociais. Foram os primeiros a ter redes sociais onipresentes. E no que isso resultou? Já a China, que veio depois, pôde observar o que aconteceu e evitar alguns dos piores aspectos disso. Por isso, acho que essa corrida de IA com a China é, na verdade, apenas uma desculpa para fazer o governo permitir que alguns bilionários da tecnologia tentem alcançar a AGI (inteligência artificial geral) - esse sonho de uma tecnologia capaz de pensar - ??e para criar uma nova justificativa para seus objetivos. A corrida da IA ??é também apenas uma desculpa para fabricar mais chips da Nvidia e para queimar mais petróleo fazendo exatamente as mesmas coisas que fazíamos com as criptomoedas. Mas agora a IA é o novo pretexto para construir mais servidores e manter essas indústrias funcionando.
A IA é pintada por plataformas como ChatGPT e Claude como uma solução para todos os problemas. Ela é mesmo?
Não existe solução para todos os problemas, e a IA certamente não é uma (solução). A IA é boa em revelar as mazelas das nossas instituições. Ou seja, os problemas que a IA gera geralmente são problemas preexistentes. Nisso, ela é eficiente. Não acho que ela seja boa para resolver coisas, mas é boa para escrever trabalhos escolares. O que isso significa? Significa que o nosso sistema educacional está com problemas graves. Ou, então, as pessoas estão preocupadas com o desemprego por causa da IA. Bem, talvez tenhamos um problema com a própria ideia de que o motivo para garantir comida às pessoas é elas terem um emprego. De onde vem essa lógica? Portanto, a IA funciona como uma espécie de soro da verdade. Ela acelera processos e expõe as rachaduras nas fundações das instituições existentes.
A IA é boa ou ruim para as democracias?
Atualmente, a IA está sendo usada para impedir que as pessoas pensem e para colocá-las em estado de pânico. Se as pessoas não estão pensando e se encontram em estado de pânico, isso não é bom para a democracia. A IA poderia ser usada de outras formas para ajudar as pessoas a encontrar e conectar informações. Mas o sistema político atual se baseia na corrupção, não no conhecimento.
Por que o sr. acha que as empresas querem que as pessoas gostam de IAs como o ChatGPT? Elas costumam dizer o que as pessoas querem ouvir.
O objetivo das empresas de IA é aumentar a participação de mercado, fazendo com que as pessoas as utilizem mais, e eles perceberam que, se a IA for excessivamente bajuladora, as pessoas criam um vínculo maior com ela. Se você olhar para os Estados Unidos, em particular, verá que as pessoas estão solitárias e não têm com quem conversar. Elas sentem medo, mas podem digitar para essa ferramenta e ela é gentil com elas. Quanto mais gentil ela é, e quanto mais concorda com você, mais você quer ser amigo dela.
E qual é o risco dessa relação entre IAs e as pessoas?
O principal risco é que as pessoas deixem de se relacionar com outras pessoas. Se você não se relaciona com outras pessoas, perde o atrito, perde a diferença, perde a complexidade e acaba com algo que apenas reforça as facetas mais simplistas de si mesmo. Então, é claro, perdemos a sociedade.
É possível que países do Sul Global tenham soberania em IA, se não têm dinheiro para criar as próprias LLMs (do inglês 'Large Language Model', ou Grande Modelo de Linguagem, um tipo de IA treinado para entender, interpretar e gerar textos de forma parecida com a de um ser humano)?
Eles têm, sim, recursos suficientes para criar seus próprios LLMs de menor porte. E uma rede de LLMs menores é provavelmente mais poderosa do que um único LLM gigantesco. Portanto, eles devem aproveitar o fato de que existem soluções distribuídas. Uma rede de 1 milhão de pessoas colaborando para criar uma IA se assemelha mais à Wikipédia ou a redes 'peer-to-peer' (como o BitTorrent) do que a um pesadelo centralizado de servidores de dados.
Os modelos de IA Open Source podem ajudar nisso?
O código aberto é uma ótima maneira de fazer isso. O código aberto é tão poderoso que os EUA querem torná-lo ilegal. Eles estão falando sério sobre isso, porque as IAs chinesas são de código aberto e até gratuitas. E isso é realmente assustador quando se tem uma economia com uma dívida de, digamos, US$ 39 trilhões, contando com uma IA monopolista para nos tirar dessa dívida. Quando você vê uma solução gratuita de código aberto isso é assustador. É mais assustador do que a internet era em 1990.
Quando nos falamos em outra ocasião, o sr. disse acreditar que a IA pode levar ao trabalho infantil na África. Por quê?
Não é uma questão de opinião. É simplesmente a realidade. Precisamos de cobalto para os chips. Então, enviamos crianças para as minas na África para extraí-lo. É assim que as coisas são, é o que acontece. Você precisa de água. Então, você instala sua fazenda de servidores ou seu centro de processamento perto de uma comunidade pobre, diz a eles que ficarão ricos porque o servidor está ali e, depois, toma toda a água deles. Temos visto isso acontecer repetidamente. A água deles acaba. Alimentar os chips é mais importante do que alimentar as crianças. As crianças podem morrer de sede, e isso não afeta a corrida pela IA de que você fala. Mas, se a IA secar, aí sim ficaremos atrás da China.
Estamos vendo IAs atacando umas às outras e máquinas acessando mais sites do que humanos. A internet está mais hostil para as pessoas do que antes da IA?
A internet está cada dia mais hostil. Na verdade, nós programamos 'demônios' e os lançamos na internet. São entidades projetadas para nos ferir e nos levar a agir contra nossos próprios interesses. Quanto mais fazemos isso, mais hostis nós mesmos nos tornamos. Assim, ficamos mais hostis e surgem mais agentes não humanos hostis - o que nos jogos chamamos de NPCs, ou personagens não jogáveis ??- cuja função é nos tornar menos sociáveis. Se interagirmos socialmente uns com os outros na vida real, tornamo-nos muito mais difíceis de programar. Por isso, é preciso nos manter sempre amedrontados e alienados.
Por que as empresas de tecnologia criam esses 'demônios'?
Elas querem ganhar dinheiro, é por isso.
O sr. acredita que a IA poderia influenciar o resultado das eleições no Brasil?
Não sei. Estou curioso para ver se a mídia continuará sendo a principal ferramenta de influência nas eleições. Estamos começando a ver, nos EUA, algumas eleições dominadas por seres humanos reais conversando com outros seres humanos. E eu mesmo não consigo mais acreditar em nada do que vejo na TV. Existem propagandas de candidatos de esquerda pagas por organizações de direita que tentam manipular a situação ao fazer com que o candidato mais fácil de vencer seja o escolhido para o pleito. Todos estão investindo dinheiro nas campanhas adversárias.
Sobre seu livro, por que os bilionários da tecnologia sempre estão buscando a sobrevivência a catástrofes?
Porque eles sabem que, se as coisas seguirem conforme o plano deles, o mundo acaba. A humanidade é a mão de obra para que esses super-humanos cheguem ao próximo estágio, e eles sabem que o tempo está correndo. Eles acreditam nas mudanças climáticas e em desastres tanto quanto, ou até mais do que, nós.
O sr. acredita que teremos um cenário de apocalipse no sentido de um fim do mundo ou apenas uma mudança no nosso nível de conforto?
O nível de conforto já está mudando. Seja o que for, já está em andamento. Apenas tente encontrar as pessoas que você ama, abraçá-las e beijá-las antes que tudo acabe.
E existe alguma maneira de evitar o cenário apocalíptico que você descreveu?
'Apocalipse' significa apenas ver as coisas como elas realmente são. Existe uma maneira de evitar a extinção da humanidade. Encare isso como uma mensagem positiva. Ainda temos uma chance de evitar a extinção total. Não seria ótimo? As grandes empresas de qualquer segmento de mercado precisam deixar de ser tão grandes e poderosas, para que nós, pessoas comuns, passemos a cuidar umas das outras em vez de recorrer a elas por conveniência.
As grandes empresas que representam o maior risco para o mundo hoje em dia, na sua visão, são as de IA?
Ou as de petróleo, que também não são lá essas coisas. Tem várias.
E no que você está trabalhando? O que está escrevendo agora?
Estou escrevendo sobre como abraçar o momento, por mais assustador que ele seja. Mas ainda preciso apresentá-lo à editora, ainda não tenho uma data de publicação.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.