PUBLICIDADE

App alerta sobre problemas no transporte público em SP

Aplicativo avisa sobre mudanças nas linhas, problemas de lentidão e greves.

28 mar 2022 - 02h00
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Adobe Stock

Segundo dados do aplicativo da Quicko - startup brasileira de mobilidade urbana - na cidade de São Paulo, em dezembro de 2021, foram enviados mais de 27 mil alertas na plataforma por usuários do transporte público. Os alertas vão desde avisos de lotação dos ônibus, atrasos e sinalizações de que estava tudo certo com determinada linha, circulam na  cidade de São Paulo mais de 15 linhas de ônibus todos os dias. 

Prometendo garantir uma jornada com mais previsibilidade, otimização de tempo e informações, a Quicko anunciou mais uma iniciativa no seu aplicativo: o QuickoAlerta. 

Por meio da nova funcionalidade, os usuários do app recebem, pelo celular, informações em tempo real sobre mudanças na sua rota ou problemas em linhas de ônibus, trens e metrôs. Os desenvolvedores garantem que fornecendo informações os usuários podem mudar os seus trajetos com antecedência ou se preparem para qualquer mudança repentina. 

A novidade é mais um dos passos da Quicko em promover uma mobilidade urbana centrada nas pessoas. Por meio do monitoramento de perfis em redes sociais oficiais e de usuários das principais plataformas digitais, o app avisa sobre problemas como greves, alagamentos, linhas com lentidão, entre outras informações em tempo real. 

Segundo dados do IPEA, no Brasil, cerca de 44% da população tem o transporte público como principal modal para se deslocar, sendo assim, uma das missões da Quicko é apoiar essa parcela da população que depende do transporte público diariamente. 

Além de receber informações pelo aplicativo, as pessoas podem acompanhar as notícias do QuickoAlerta também pelo perfil do Twitter da startup. Com atualizações ágeis e diárias, todas as informações do transporte podem ser consultadas a qualquer momento, auxiliando também quem não tem o app instalado. 

“Com essa funcionalidade, é possível que as pessoas se programem, alterando a sua rota no momento em que ela recebe a notícia. A novidade da Quicko é muito importante para que os milhares de usuários do transporte público também possam desfrutar deste nível de previsibilidade e tenham uma experiência mais positiva de mobilidade nas suas cidades”, explica Luísa Peixoto, Gerente de Políticas Públicas da Quicko.

Dados do app da Quicko em São Paulo demonstram que cerca de 9 em cada 10 usuários do app na cidade fazem trajetos diários de 10km ou mais e 43% dos deslocamentos na plataforma ficam acima de 1 hora. De janeiro de 2021 para o mesmo mês de 2022, o número de usuários ativos da Quicko cresceu 30% na cidade. 

“Durante a quarentena imposta pela pandemia, muitas pessoas não puderam ficar em casa e passaram a buscar ferramentas que trouxessem mais conforto e segurança para seus deslocamentos. O app da Quicko traz isso, mostrando informações relevantes sobre o transporte público, como a localização de ônibus e as principais notícias do transporte. Essa utilidade vai além da pandemia: todos os dias, muitas situações influenciam o deslocamento, por isso agora ampliamos a nossa capacidade de apoiar os usuários, com alertas diretamente em seus celulares. Dessa forma, eles podem se deslocar com tranquilidade e segurança”, pontua Pedro Somma, CEO da empresa.

(*) HOMEWORK inspira profissionais e empreendedores a trabalhar de um jeito mais inteligente, saudável, transformador. Nosso conteúdo impacta mais de 1 milhão de usuários únicos, todo mês. É publicado no Terra e compartilhado via redes sociais, WhatsApp e newsletter. Entre pra comunidade HOMEWORK!

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Publicidade