PUBLICIDADE

Antivírus Fiscal é o novo aliado para a gestão tributária

Por mais controle em transações conduzidas internamente, é fundamental contar com o suporte de soluções inovadoras

9 set 2022 - 03h00
Compartilhar
Exibir comentários
Marcelo Simões, da Comtax
Marcelo Simões, da Comtax
Foto: Divulgação

É melhor prevenir do que remediar. Com certeza, você já ouviu essa frase em algum momento de sua vida, seja lá o contexto em que tenha sido aplicada. No que diz respeito ao controle fiscal compartilhado entre as empresas, essa é uma premissa que se mostra presente, especialmente em um cenário de alto volume de dados e transações. Hoje, contar com um ambiente consolidado de segurança tributária e respeito às obrigações é um requisito obrigatório para organizações amadurecidas em termos de compliance empresarial.

Entretanto, também é necessário levantar os desafios que empresas enfrentam na esfera fiscal. Não há como fugir da ideia de que o cenário brasileiro dificulta a vida de companhias com pouca ou quase nenhuma intimidade em relação ao quadro tributário. 

A tecnologia pode e deve servir como um divisor de águas para gestores preocupados com a questão e sua urgência, mas precisa vir acompanhada de uma consultoria que entenda a realidade apresentada, bem como suas principais demandas.

Frente ao objetivo de inserir a conformidade no DNA do negócio, um braço interno que merece atenção é o fluxo de transações. Por se tratar de atividades sensíveis a rigor de lei -- inclusive do Fisco, estão sujeitas ao cumprimento de prazos e regulamentações que, se não respeitadas, podem acarretar punições e sanções graves.

O que é o Antivírus Fiscal e quais são seus benefícios?

A área fiscal costuma demonstrar um nível elevado de abrangência sobre todos os procedimentos empregados dentro do âmbito corporativo. Isso significa que, na prática, demonstrar um conhecimento legal que agregue valor não se limita a um departamento isolado, pelo contrário, afeta e transforma o negócio em sua totalidade. 

Afinal, toda e qualquer movimentação de dados, de acordo com suas próprias dimensões, devem se manter em plena harmonia com a legislação vigente. E com as transações realizadas, a importância se intensifica.

No mercado, existem alternativas desenvolvidas para suprir exigências do tipo, sob um viés de eficiência, assertividade e disrupção que se mostra exclusivo à tecnologia. Claro, com a participação pontual de especialistas no segmento.

É com base nessas condições que o Antivírus Fiscal ganha força, enquanto uma solução voltada para o monitoramento em real time de todas as transações realizadas pela empresa. Em caso de inconsistências tributárias, diagnosticadas por meio deste tipo de ferramenta, o usuário é alertado, encontrando tempo hábil para reverter e solucionar o problema identificado.

Foque na automatização de processos

Seguindo essa linha de pensamento, no momento de contratar um projeto que mire na automatização de processos tributários, alguns critérios devem ser utilizados como referência, por parte de lideranças engajadas com uma melhor saúde fiscal. 

Aprofundar-se no controle e acompanhamento de transações, desde a entrada e saída, acoplando, ainda, detalhes burocráticos que não deixarão de surgir, é o primeiro passo para superar um passado de entraves e falhas evitáveis.

Por fim, é possível afirmar que o Antivírus Fiscal sintetiza o potencial tecnológico em prol de mais conformidade e segurança para a gestão tributária, estabelecendo a tecnologia como uma espinha dorsal de uma cultura alinhada com preceitos básicos de compliance, o que é, sem dúvidas, uma missão a ser cumprida por cada vez mais empresas brasileiras.

(*) Marcelo Simões é diretor de operações e cofundador da Comtax, empresa especializada na área fiscal.

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Publicidade