Script = https://s1.trrsf.com/update-1779108912/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Publicidade

Ações sobem com impulso de STMicroelectronics ao setor de tecnologia

2 jun 2026 - 14h21
Compartilhar
Exibir comentários

As ações europeias subiram nesta terça-feira, com uma forte previsão da STMicroelectronics impulsionando o setor tecnologia e os investidores avaliando dados de inflação da zona do euro em busca de sinais de impacto do conflito no Oriente Médio sobre a ⁠economia.

O índice pan-europeu STOXX 600 subiu 0,7%, para 625,34 pontos, ‌enquanto o subíndice de tecnologia ganhou 3,4%, marcando o melhor desempenho.

A fabricante de chips STMicroelectronics subiu 15,1%, atingindo 68,26 euros, ‌valor mais alto desde setembro de ‌2000, depois de elevar as metas de receita para ⁠seus negócios de centro de dados, sinalizando uma forte demanda do boom da IA.

Outras ações relacionadas à IA, como a Infineon e a Schneider Electric, subiram 9,5% e 4%, respectivamente.

"Os semicondutores provavelmente não são mais apenas um setor de tecnologia tradicional. Eles ‌estão se tornando gradualmente a infraestrutura central da economia global do ‌futuro", disse John ⁠Plassard, sócio e ⁠chefe de estratégia de investimentos da Cité Gestion.

"A verdadeira questão, portanto, pode ⁠não ser mais se o ‌ciclo acabará, mas sim ‌por quanto tempo esse superciclo global de IA pode continuar antes que os mercados realmente comecem a prever sua conclusão."

O apetite por risco também foi ajudado por sinais de ⁠progresso nas negociações de paz entre os Estados Unidos e o Irã para resolver um conflito que já dura três meses. A mídia iraniana informou que Teerã está analisando uma proposta dos EUA para interromper ‌a guerra, embora não tenha se comunicado com Washington por vários dias.

A inflação da zona do euro acelerou para 3,2% em ⁠maio em uma base anual, de 3,0% em abril, impulsionada pelos preços de energia e serviços. A leitura reforçou as expectativas de que o Banco Central Europeu aumentará os juros em 25 pontos-base em sua reunião da próxima semana.

Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,33%, a 10.373,51 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,48%, a 25.124,17 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,77%, a 8.209,09 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 1,61%, a 50.578,54 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,48%, a 18.272,00 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,03%, a 8.958,45 pontos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra