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7 crenças que atrapalham o lucro e a liberdade do empresário

É imprescindível que os empreendedores encarem essas situações, busquem deixar esses mitos de lado

10 mai 2024 - 06h25
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Resumo
O empresário Marcus Marques revela as sete crenças limitantes que estão prejudicando o crescimento das empresas e como reverter o cenário para que o empresário possa prosperar.
Marcus Marques
Marcus Marques
Foto: Divulgação

Ser empresário e liderar os negócios de uma ou mais empresas não são tarefas fáceis. Ainda que existam direcionamentos, estudos, experiência e outras qualidades por parte desse empreendedor, os obstáculos são diversos. Além disso, há algumas crenças limitantes que são comentadas e praticadas pelos empresários, que não tem evidência nenhuma, e que estão prejudicando a vida do empresário e o crescimento de suas empresas.

De acordo com Marcus Marques, especialista em Aceleração Empresarial, quando o empresário entende que essas crenças são apenas mitos e busca removê-los de sua vida, haverá mudanças significativas. 

“Ao mudar essa mentalidade, o empreendedor passa a ver o negócio se desenvolver automaticamente, pois a empresa torna-se  o reflexo do dono. Foram crenças equivocadas que eu mesmo já acreditei, mas com o tempo, fui percebendo que não eram relevantes, então fui eliminando-as e passei a prosperar muito mais”, revela. 

Marcus detalha quais são as sete crenças e como é possível reverter o cenário, ou seja, não só deixando de acreditar nelas, mas em como realmente você pode encarar esses cenários:

• A culpa pelos erros é sempre dos funcionários? Não! 

"É comum que os empreendedores culpem seus colaboradores pelos erros cometidos em suas empresas. Entretanto, é importante analisar se a responsabilidade é exclusiva dos funcionários ou se o próprio líder também tem parte. Ao delegar tarefas, é fundamental que o empreendedor seja claro e objetivo, definindo objetivos, prazos e escolhendo os profissionais adequados para a realização das demandas. Além disso, é essencial abrir espaço para esclarecimento de dúvidas, proporcionando uma comunicação clara e eficiente entre líder e equipe."

• Não culpe os outros pelo fracasso 

"Como empreendedor ou empresário, você é o responsável pelo sucesso da sua empresa. Não culpe a crise, o governo, os impostos, os bancos ou os funcionários pelos problemas que você enfrenta. Assuma a responsabilidade por suas escolhas e ações e use as dificuldades como oportunidades para crescer e melhorar. Busque aprimorar seus conhecimentos, seja corajoso, audacioso e esteja disposto a enfrentar os desafios."

• Ninguém faz melhor do que eu 

"É hora de abandonar a mentalidade ultrapassada de que apenas você é capaz de fazer o trabalho corretamente. Contrate profissionais protegidos, invista em seu treinamento e oriente-os sobre como você gostaria que as tarefas fossem realizadas. Ao delegar, você não perde o poder, na verdade, demonstra que está ciente de seu papel como líder, está evoluindo como empreendedor e se tornando um empresário mais empreendedor." 

• A empresa não funciona sem mim 

"Centralizar as atividades e o controle é prejudicial ao crescimento do negócio. Em vez disso, concentre-se em controlar os resultados, não as pessoas. Se a empresa não funciona sem você, isso é um sinal de que há falhas na sua gestão e não de incompetência de seus funcionários. É necessário implementar um modelo de gestão eficiente e conciso que permita que o seu negócio funcione sem a sua presença."

• Processos burocratizam e engessam a empresa

"Mudei completamente minha visão quando implantei processos em minha empresa e percebi que eles não burocratizam e engessam, mas sim otimizam e potencializam o trabalho. Para que a implantação de processos seja bem-sucedida, é importante que eles sejam bem definidos, sentidos, ensinados e incorporados ao dia a dia do seu negócio e de seus funcionários. É essencial ainda que sejam inteligentes, eficazes, congruentes, assertivos, modernos e personalizados às necessidades da organização." 

• Lidar com funcionários e pessoas é muito difícil 

"A gestão de pessoas é fundamental para engajar, reter e desenvolver seus funcionários. Além disso, é preciso lembrar que todos têm sua própria forma de pensar e agir, há diferenças. Para lidar com os funcionários de forma positiva, é preciso manter uma postura profissional e tratar as pessoas da maneira que gostaríamos de ser tratados. Para se relacionar bem com nossos liderados, é necessário entender seus perfis comportamentais, níveis de maturidade profissional e nos adaptarmos a isso." 

• Vai demorar muitos anos para a minha empresa ter sucesso 

"Os resultados só mudam quando o empreendedor muda também. Sua empresa é o reflexo de você como líder. Lembre-se de que quanto mais você cresce como empreendedor e líder, mais seu negócio cresce também. Para ajudá-lo a eliminar o conformismo da sua mente, reflita sobre seu ritmo de crescimento atual, onde você pode melhorar para acelerar isso e quais são as lacunas em relação às pessoas e aos processos da sua empresa." 

É imprescindível que os empreendedores encarem essas situações, busquem deixar esses mitos de lado e assumam cada vez mais o protagonismo e liderança de suas empresas. Os problemas enfrentados não são de responsabilidade exclusiva dos colaboradores ou de fatores externos, mas também reflexos das próprias ações e mentalidades dos líderes. 

Ao mudar a mentalidade e enfrentar esses desafios como oportunidades de crescimento, o empresário não só pode melhorar sua liderança, como também potencializar o sucesso e a sustentabilidade de sua empresa.

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

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