Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Um quarto dos brasileiros já se endividou por ir a shows, segundo pesquisa

Gastos com presença em eventos costumam ser altos e exigem certo planejamento ou busca de alternativas, como parcelamento

10 set 2025 - 10h52
Compartilhar
Exibir comentários

Viver a experiência de ir a shows de ídolos ou de artistas preferidos está entre os motivos de endividamento de uma parcela considerável da população brasileira em algum momento.

Show de música ao vivo
Show de música ao vivo
Foto: Ivan Apfel / Getty Images / Rolling Stone Brasil

Segundo levantamento feito pelo Serasa e divulgado pela Folha de S. Paulo, um quarto dos brasileiros (24% da população) já se endividou para estar em apresentações ao vivo. A pesquisa foi realizada em parceria com o Instituto Opinion Box.

38% dos brasileiros não se importam em pagar preços altos para assistir aos shows de artistas favoritos. Já para 44%, da população os preços dos ingressos são o principal empecilho para estar nessas apresentações.

Para 19% dos brasileiros, a dificuldade é a distância e para 17%, a falta de tempo. Os dois motivos são o 2º e 3º principais empecilhos para participar de shows, respectivamente.

Os valores gastos em ingressos vão de R$ 101 a R$ 300 no caso de metade dos brasileiros que responderam a pesquisa. Dos pesquisados, 20% disseram que gastam até R$ 100 e 31% responderam que topam gastar de R$ 301 a R$ 500.

Mais dados

A pesquisa também mostra que há planejamento para os eventos justamente por serem momentos de gastos altos. De acordo com o levantamento, 47% dos entrevistados guardam dinheiro para estarem em shows.

Estar em shows não envolve apenas gastar com ingressos. Entre os brasileiros que gastam com viagens para acompanhar apresentações, 36% gastam, em média, mais de R$ 1 mil.

Para viabilizar a presença em shows, 36% dos brasileiros parcelam os gastos — 45% das compras são feitas pelo cartão de crédito e 38%, pelo Pix.

Há também quem aproveita esses momentos para ganhar uma renda extra. Entre os que responderam, 22% disseram que atuam nos eventos dessa forma.

Rolling Stone Brasil Rolling Stone Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade