PUBLICIDADE

Com Cassio Scarpin, 'Pa Pe Pi Po Pu' é a aposta de fim de ano da Record

14 nov 2013 15h44
| atualizado às 15h44
ver comentários
Publicidade
"Acho excelente abrir esse espaço para a programação de final de ano. Tem de ter movimento, tem de botar produto no ar, gerar e ocupar mão de obra, dar trabalho", comemora Scarpin
"Acho excelente abrir esse espaço para a programação de final de ano. Tem de ter movimento, tem de botar produto no ar, gerar e ocupar mão de obra, dar trabalho", comemora Scarpin
Foto: Jorge Rodrigues Jorge/ Carta Z Notícias / TV Press

Com a proposta de movimentar o RecNov, centro de produções dramatúrgicas da Record, a emissora começa a gravar cinco especiais e um telefilme que serão exibidos em dezembro. Atualmente rodando apenas a novela Pecado Mortal, o complexo situado no Rio de Janeiro será sede de Pa Pe Pi Po Pu, Coisas de Casal, Noite de Arrepiar, Nova Família Trapo, Casamento Blindado e O Amor e A Morte, todos coproduções entre a Record e produtoras independentes. Com foco no humor, o Pa Pe Pi Po Pu, que ainda não tem data de exibição definida, reúne atores como Cassio Scarpin, Gianne Albertoni, Sandro Rocha e Stela Freitas, entre outros. "Acho excelente abrir esse espaço para a programação de final de ano. Tem de ter movimento, tem de botar produto no ar, gerar e ocupar mão de obra, dar trabalho", comemora Scarpin.

Em Pa Pe Pi Po Pu, de Antonio Guerreiro e Rosana Herman, a comédia está no plano principal. A história se passa em um mundo de ficção, onde o Partido dos Personagens de Piadas Particulares Públicas – PaPePiPoPu – decide realizar uma ação cômico-terrorista para conscientizar a população sobre o abuso que vem sofrendo nas piadas. Cassio Scarpin vive o professor Hipócrates Rialto, sequestrado por um grupo bastante inusitado em prol do fim das piadas envolvendo personagens usualmente citados em "gracinhas". No grupo, estão a Loira Burra,  o Japonês, o Português, o Comerciante, o Caipira, o Bêbado, Joãozinho, a Sogra e o Louco, interpretados, respectivamente, por Gianne Albertoni, Henrique Kimura, Gillray Coutinho, Antonio Fragoso, Iran Lima, Bubu Santana, Pedro Monteiro, Stela Freitas e Felipe Ruggeri. Para Pedro Antônio, diretor da série e um dos sócios da Dois Moleques, produtora responsável pelo especial, a maior dificuldade em Pa Pe Pi Po Pu foi criar uma atmosfera favorável para que o espectador embarque no enredo e contar uma história para as pessoas rirem. "A chave foi reunir bons atores, ter um texto que una propostas que permitam trabalhar com os recursos da comédia, como o improviso, integrados com uma boa combinação de cenário, figurino e maquiagem", avalia. Para conseguir a medida ideal, não faltaram referências. "Busquei inspirações no cinema, como nos filmes Dick Tracy e Uma Cilada Para Roger Rabbit, que têm essa pegada colorida, engraçada, ágil e não realista", compara.  

O especial conta com cerca de 20 locações, mas é no "quartel-general" dos humoristas onde a maior parte da trama se desenha. Após o sequestro do professor Hipócrates, os integrantes do PaPePiPoPu o levam para este lugar, decorado de forma despretensiosa e cheio de elementos coloridos. Enquanto Pedro Antônio posiciona as três câmaras usadas na gravação, os atores se organizam para comemorar o sucesso do sequestro do professor. "Cada um fazendo uma dancinha bem tosca", pedia o diretor. Para Gianne Albertoni, convidada para o especial por Antonio Guerreiro após sua temporada como repórter do reality show A Fazenda, o ritmo de gravações estava puxado. Mesmo aparentando cansaço e pedindo para que a equipe lhe arranjasse uma bebida energética, a atriz e modelo comemora trabalhar, pela primeira vez, em uma produção dramatúrgica na emissora. "Nem pensei duas vezes na hora que me chamaram. Essa coisa de interpretar a loura burra também é muito interessante. Eu saio daqui pensando igual a ela. Ou não pensando", brinca, aos risos.

Depois do sequestro, o professor Hipócrates entra em contato com seu filho Mégacles, vivido por Fábio Nunes. Construído de forma bem caricata por Cássio Scarpin, o professor liga desesperado para seu único herdeiro e pede para que ele leia um manifesto dos integrantes do PaPePiPoPu em seu show de "stand up comedy". Para que este manifesto chegue até Mégacles, o Japonês precisa demonstrar seus dotes em informática. "Mexe no computador de forma bem entusiástica. Quase maluco! Aperta todas as teclas usando as duas mãos", pedia Antônio Pedro, enquanto Henrique Kimura movimentava as mãos de forma frenética, fazendo todos presentes do "set" darem uma gargalhada.

Fonte: TV Press
Publicidade
Publicidade