Sob pressão, Globo toma atitude drástica em ano histórico
Com o ano acabando e ser atingir as metas, Globo toma atitudes drásticas e tenta manter otimismo nos resultados.
A Globo não deve atingir a meta de faturamento publicitário projetada para 2025, segundo o Notícias da TV. A emissora esperava cerca de R$ 10 bilhões apenas com a TV aberta, mas deve encerrar o ano com um resultado aproximadamente R$ 700 milhões abaixo do previsto. Apesar de admitir que 2025 é um ano desafiador para todo o setor, o grupo mantém otimismo para o fechamento do período.
A queda na expectativa não representa prejuízo, mas provoca um crescimento menor que o planejado — cenário que intensificou a política interna de contenção de gastos nos últimos meses. As novelas ficaram mais enxutas, com menos externas e figurantes, e até as tradicionais festas de fim de ano por setor foram canceladas. O movimento tenta preservar uma meta considerada crucial: o Ebitda, indicador que determina inclusive o pagamento da PLR. No primeiro e no segundo trimestre, a Globo registrou aumento de receita, mas custos mais altos reduziram a margem do indicador. As receitas de assinaturas e produtos pagos seguem em queda, enquanto a publicidade digital e o Premiere Play puxam o crescimento.
O ambiente interno ganhou repercussão após o vazamento de um e-mail de um diretor criticando condições de trabalho e cortes — ele acabou demitido. Questionada, a Globo confirmou o cancelamento das festas, mas negou relação com dificuldades financeiras. A emissora afirma que já realizou grandes celebrações pelos 100 anos do grupo e reforça que "não houve qualquer desvio ou corte irregular de recursos", garantindo ainda que mantém "perspectiva positiva para o fechamento de 2025".