1 evento ao vivo
TV

Sem limitações, Rafaela Mandelli comemora boa fase na Record

23 mai 2012
10h55

Geraldo Bessa

Fugir de qualquer limitação artística é um objetivo para Rafaela Mandelli. Seja na TV - onde a interpretação de personagens semelhantes está na ordem do dia -, nos palcos ou no cinema, a atriz sempre faz questão de escolher os tipos mais diferentes. "Eu sigo uma tendência no trabalho e na vida de não me acomodar", valoriza a intérprete da corajosa Clarice de Fora de Controle, série da Record. Para Rafaela, foi essa inquietação que a deixou distante do universo das "mocinhas", depois de se destacar como a correta Nanda, protagonista da temporada 2001/2002 de Malhação, da Globo. Depois de uma protagonista na TV, é muito fácil você chegar em um patamar e se sentir satisfeita com o que faz e ganha para atuar. Eu escolhi um caminho mais alternativo", assume a intérprete de 33 anos.

Sem pensar muito, a atriz brasiliense elege a ida da Globo para a Record como sua grande aposta no desconhecido. E não esconde a satisfação com as oportunidades oferecidas pela emissora atual. "Era um momento de abertura de mercado e agora vejo a empresa se estabilizar. Gosto de fazer parte disso", garante a atriz, que estreou na Record em 2007, na saga mutante de Caminhos do Coração, e teve um papel de destaque na minissérie bíblica Sansão & Dalila, no ano passado. Atualmente no ar como uma destemida investigadora da Polícia Civil, Rafaela deixa claro que Clarice é a personagem mais instigante de sua trajetória. A maior parte desta empolgação é justificada pelo mergulho da atriz no submundo do crime carioca e no tom cinematográfico da produção de quatro episódios, escrita por Marcilio Moraes. "A 'pegada' da série ultrapassa a questão de ter apenas a estética próxima dos filmes. O elenco todo teve de achar um ritmo mais preciso e denso para a atuação. Gostei do resultado, ainda mais sabendo do processo para ser chegar até ele", elogia.

Comprometida com a série desde novembro do ano passado, a atriz passou por um curioso método de preparação ao lado de seus parceiros de cena, Milhem Cortaz e Cláudio Gabriel, intérpretes do delegado Medeiros e do inspetor Brandão, respectivamente. Sob o comando do preparador de elenco Luiz Mário Vicente, o trio chegou a vivenciar situações verossímeis ao cotidiano de uma equipe da Polícia Civil. "Em um dos exercícios, fomos para o Saara, um centro comercial popular do Rio de Janeiro. Era sábado, estava lotado e nossa função era simular a busca por um ponto de drogas em uma das lojas do local", explica. Com o figurino de Clarice, a atriz garante que não foi reconhecida pelo público e ainda conseguiu colher dados que seriam importantes em uma investigação real. "Eu tinha de entrar na loja, descobrir o nome do dono, telefones, endereço, CNPJ do estabelecimento, uma série de detalhes. Ao longo do dia, aquilo foi funcionando e a gente ficou cada vez mais envolvido", relembra.

Longe de Milhem e Cláudio, Rafaela decidiu pesquisar a postura das mulheres que trabalham na corporação policial e se surpreendeu. "Não existe o clichê de que para sobreviverem naquele ambiente, elas precisam se masculinizar. Quando cheguei na delegacia, vi mulheres fortes, determinadas, mas todas maquiadas, de vestidinho", conta. Feliz com os primeiros episódios de Fora de Controle, Rafaela agora espera, ansiosamente, o início das gravações da segunda temporada da produção - feita pela Record em parceria com as produtoras Gullane e Grifa Filmes -, que tem previsão de estreia para o segundo semestre. "Acho que a série tem potencial para mais histórias. Quatro episódios é muito pouco. Adorei a personagem e fiquei com a sensação de 'quero mais'", ressalta.

Período de reciclagem
O Cinema se tornou uma usina de ideias para a atuação de Rafaela Mandelli. A aproximação da atriz com os sets começou com a politicamente incorreta Laura de Meu Nome Não é Johnny, de 2008, e se repetiu com a ex-prostituta Amélia, de Reis & Ratos, de 2012, ambos filmes dirigidos por Mauro Lima. Para ela, participar de longa-metragens surge como uma tática para se reciclar como atriz. "É um exercício diferente, volto para a TV cheia de novas possibilidades", conta.

Além de papéis mais alternativos no Cinema, Rafaela é o tipo de atriz estudiosa. Quando não está no ar, busca aprimorar sua atuação em cursos e oficinas de interpretação. "Sei dos altos e baixos da profissão. É preciso ficar sempre me aprimorando. Faço aula de canto, preparação vocal, cursos de atuação de várias vertentes. Sempre buscando um novo olhar", destaca.

Instantâneas
- Rafaela Mandelli estreou na TV de forma tímida, com uma pequena participação em Andando Nas Nuvens, de 1999.
- Com 13 anos de carreira televisiva, ela acumula no currículo seis novelas, três minisséries e uma série.
- O contrato de Rafaela com a Record vai até 2016.
- Logo que foi convidada para Fora de Controle, Rafaela começou a assistir séries policiais americanas como CSI e Law & Order.

No ar em 'Fora de Controle', Rafaela Mandelli quer distância da zona de conforto
No ar em 'Fora de Controle', Rafaela Mandelli quer distância da zona de conforto
Foto: Pedro Paulo Figueiredo/Carta Z / TV Press
Fonte: TV Press
publicidade