Script = https://s1.trrsf.com/update-1786557910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Publicidade

Sandra Annenberg é um caso raro de quem já era apresentadora quando foi estudar Jornalismo

Ela desistiu da carreira de atriz e buscou o diploma de Comunicação quando foi contratada pela Globo

21 ago 2026 - 07h32
(atualizado às 07h32)
Compartilhar
Exibir comentários

A retomada da discussão sobre a obrigatoriedade do diploma de Jornalismo, suscitada pelos ministros do STF Flávio Dino e Alexandre de Moraes, traz à memória a trajetória singular de Sandra Annenberg.

Ela cursou a tradicional Escola de Arte Dramática da USP e começou na TV como atriz.

Fez programa humorístico (‘Bronco’, na Band), novelas (‘Pacto de Sangue’/Globo, ‘Cortina de Vidro’/SBT) e minisséries (‘Chapadão do Bugre’/Band, ‘A, E, I, O… Urca’/Globo).

A transição de carreira aconteceu na Record, onde comandou atrações esportivas. Foi quando chamou a atenção da direção de jornalismo da Globo.

Aceitou o convite para ser ‘garota do tempo’, como se referiam naquela época à apresentadora do boletim meteorológico.

Naquele mesmo ano, 1991, entrou para o curso de Comunicação de uma faculdade privada de São Paulo.

Enquanto seus colegas de turma começavam a aprender o básico sobre telejornalismo, Sandra aparecia todos os dias no ‘São Paulo Já’ e no ‘Jornal Nacional’.

Sandra Annenberg completou 35 anos no jornalismo da Globo; no destaque, o início como 'garota do tempo' no 'Jornal Nacional'
Sandra Annenberg completou 35 anos no jornalismo da Globo; no destaque, o início como 'garota do tempo' no 'Jornal Nacional'
Foto: Reproduções

Ao se graduar, em 1994, fazia parte da bancada do ‘Fantástico’.

Trabalhou também no ‘SPTV’, ‘Jornal da Globo’, ‘Jornal Hoje’, ‘Globo Cidadania’, ‘Como Será?’ e foi correspondente em Londres antes de chegar ao posto atual, o ‘Globo Repórter’.

Ela carrega outra peculiaridade na trajetória: pediu para sair do rodízio de apresentadores do ‘Jornal Nacional’ em 2019.

É preciso ter muita personalidade e autoconfiança para abrir mão de um posto tão cobiçado.

A âncora preferiu focar nas funções em São Paulo do que viajar frequentemente ao Rio para fazer o principal telejornal do país.

Hoje, com 35 anos de carreira nos noticiários, Sandra Annenberg está entre os jornalistas mais populares da televisão e é uma referência aos calouros de Comunicação.

Ao se graduar jornalista, aos 26 anos, Sandra Annenberg já era apresentadora titular na bancada do 'Fantástico'
Ao se graduar jornalista, aos 26 anos, Sandra Annenberg já era apresentadora titular na bancada do 'Fantástico'
Foto: Reproduções
📊 Fofoca Awards: vote nos seus favoritos
Sala de TV Blog Sala de TV -  Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog e a obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias são de total responsabilidade do colunista que o assina. As opiniões do colunista não representam a visão do Terra. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra