PUBLICIDADE

Reprise faz entender paixão de Lima por Maitê 32 anos atrás

Cena com ‘olhos nos olhos’ exibida na terça-feira (24) foi uma das mais belas declarações de amor já vistas em novelas

25 ago 2021 13h26
ver comentários
Publicidade

Lima Duarte admitiu algumas vezes, discretamente, ter se apaixonado por Maitê Proença nos bastidores de ‘O Salvador da Pátria’. Na novela de 1989, atualmente reprisada no canal Viva, eles formam o casal Sassá Mutema e Clotilde.

Sassá (Lima Duarte) e Clotilde (Maitê Proença): um amor de novela que ultrapassou a ficção e resistiu ao tempo
Sassá (Lima Duarte) e Clotilde (Maitê Proença): um amor de novela que ultrapassou a ficção e resistiu ao tempo
Foto: Divulgação/TV Globo

O boia-fria transformado em político e a professora de alfabetização de adultos emocionaram o público daquela época. O tempo fez bem ao amor ficcional de personagens tão díspares. O romance continua crível e comovente. Bonito de assistir.

No capítulo transmitido na terça-feira (24), a sequência do julgamento de Sassá pelo assassinato de Juca Pirama (Luis Gustavo) e Marlene (Tássia Camargo) teve o depoimento de Clotilde entre as testemunhas de defesa. Foi uma prova de amor com poucas e poéticas palavras.

“Eu não tenho condições nem provas para inocentar o Sassá. O que eu posso dizer é que ele é a pessoa mais sensível e mais inteligente que conheci em toda a minha vida. Ele é uma pedra preciosa que saiu do estado bruto e se transformou rapidamente com sua luz, seu brilho. Ele me conquistou definitivamente. Mudou completamente a minha vida. Eu percebi que ainda valia a pena viver, através do contato com ele. Então eu acho que um homem assim merece a oportunidade da vida e da liberdade. Ele tem o meu amor.”

A troca de olhares entre Maitê e Lima na cena transcendeu a conexão emocional de Clotilde e Sassá. Pareceu vida real, paixão autêntica. Mérito do talento dos atores e, possivelmente, reflexo da ligação afetiva desenvolvida ao longo das gravações. 

Qual homem não se apaixonaria por Maitê/Clotilde? Compreensível tantos artistas já terem levado o amor da ficção para a vida real, gerando namoros e casamentos. Por mais que haja autocontrole, um ator e uma atriz não deixam de estar suscetíveis às armadilhas do coração.

Caro Lima Duarte, nós te entendemos. Como escreveu Freud, “quem não ama, adoece”.
 

Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Publicidade
Publicidade