O ator Pedro Cardoso falou sobre o personagem Agostinho Carrara, que marcou época na 2ª versão de A Grande Família, exibida pela Globo entre 2001 e 2012, em entrevista ao Provocações, apresentado por Marcelo Tas na TV Cultura, que foi ao ar na última terça-feira, 23.
Questionado por um internauta se "o Agostinho Carrara deixou o Pedro Cardoso rico", o ator foi enfático na resposta: "Quem ficou rico com o Agostinho foi a Rede Globo."
"Eu tenho 57 anos e não tenho uma economia que me possibilite não trabalhar. Eu venho ao Brasil trabalhar pelo dinheiro da bilheteria. Se eu não acordar de manhã e for trabalhar, não tenho uma estrutura de exploração do trabalho de outras pessoas que faz dinheiro pra mim enquanto eu apenas emprego meu capital ali, entende? E eu não acho isso uma relação justa", continuou.
Pedro Cardoso também explicou sua teoria: "Tô pra encontrar um economista que me mostre uma outra estrutura para ficar rico que não seja você não dividir a riqueza do seu trabalho de maneira justa com as pessoas que produziram o seu trabalho pra você. Eu era um cara de esquerda, agora sou um cara de extrema esquerda [risos]".
'Escolhinha do Professor Raimundo' - A 'Escolinha do Professor Raimundo' foi um dos trabalhos mais marcantes do humorista Chico Anysio, que interpretava o próprio Professor Raimundo desde a década de 1950, em programas de rádio, e como um quadro do programa 'Noites Cariocas', da TV Rio, a partir de 1957. Na Globo, a 'Escolinha' original foi exibida entre 1990 e 1995, e, posteriormente, entre março e dezembro de 2001. Em 2015, foi feita uma nova versão da 'Escolinha do Professor Raimundo', desta vez, com o filho de Chico, Bruno Mazzeo, como o personagem principal.
'Escolinha do Professor Raimundo' - Entre 2015 e 2019, já foram produzidas quatro temporadas da nova 'Escolinha do Professor Raimundo'. O personagem Alemar Vigário, vivido por Lúcio Mauro, ficou a cargo de seu filho, o também ator Lúcio Mauro Filho, por exemplo. Rolando Lero (Rogério Cardoso) ficou com Marcelo Adnet, Batista (Eliezer Motta) ficou com Rodrigo Santanna, Catifunda (Zilda Cardoso) ficou com Dani Calabresa), Seu Peru (Orlando Drummond) ficou com Marcos Caruso, Zé Bonitinho (Jorge Loredo) ficou com Mateus Solano e Dona Bela (Zezé Macedo) ficou com Betty Gofman. Na foto, elenco da 'Escolinha do Professor Raimundo' em gravação no ano de 2001, e, ao lado, atores da nova versão da 'Escolinha'.
'A Grande Família' - 1ª versão (1972-1975) - A versão original de 'A Grande Família' foi exibida entre 26 de outubro de 1972 e 27 de março de 1975. Os personagens eram praticamente os mesmos da versão mais recente, porém, vividos por atores diferentes: Nenê (Eloísa Mafalda), Bebel (Djenane Machado, e, a partir de 1973, Maria Cristina Nunes), Lineu (Jorge Dória), Seu Floriano (Brandão Filho), Agostinho Carrara (Paulo Araújo) e Tuco (Luiz Armando Queiroz). Havia ainda, no elenco principal, o personagem Júnior, interpretado por Osmar Prado, que foi deixado de fora na versão mais nova.
Foto: Reprodução de 'A Grande Família' (1972) / Globo / Estadão
'A Grande Família' - 2ª versão (2001-2014) - A 2ª versão de 'A Grande Família' é a mais lembrada pela maioria dos brasileiros. Lineu (Marco Nanini), Nenê (Marieta Severo), Agostinho Carrara (Pedro Cardoso), Bebel (Guta Stresser) e Tuco (Lúcio Mauro Filho) formavam a 'Grande Família' que se envolveu nas mais diversas confusões ao longo de mais de 13 anos, entre 29 de março de 2001 e 11 de setembro de 2014. Outros personagens conhecidos foram Marilda (Andréa Beltrão), Beiçola (Marcos Oliveira), Paulão (Evandro Mesquita) e Seu Floriano, avô da família, que era interpretado pelo ator Rogério Cardoso, morto em 2003.
'Carga Pesada' - 1ª versão (1979-1981) - Entre 22 de maio de 1979 e 2 de janeiro de 1981, a 1ª versão da série 'Carga Pesada' foi exibida na Globo mostrando as histórias dos amigos caminhoneiros Pedro (Antonio Fagundes) e Bino (Stênio Garcia).
Foto: Globo / Divulgação / Estadão
'Sai de Baixo' (2013) - Em 2013, a maior parte do elenco de 'Sai de Baixo', à exceção de Claudia Jimenez, Claudia Rodrigues e Tom Cavalcante, fez uma nova leva de episódios do humorístico no Teatro Procópio Ferreira, com novos textos e situações, mas nos mesmos moldes do tradicional seriado, desta vez exibidos pelo Canal Viva. Em 2019, foi lançado 'Sai de Baixo: O Filme', desta vez com Tom Cavalcante. Márcia Cabrita, que participou dos novos episódios em 2013 e da série original, morreu em 2017, antes do início das gravações do longa. Na trama, a empregada da família, Edileuza, foi vivida por Cacau Protasio. Desde 2017, a Globo também passou a reprisar alguns episódios de 'Sai de Baixo' em sua programação.
'#Provocações' (2019) - Em 2019, Marcelo Tas anunciou ter aceitado "a missão de atualizar o 'Provocações', o anti-talk-show criado pelo mestre Antônio Abujamra". Agora, o programa passa a se chamar '#Provocações', apesar de manter a essência do original, segundo garantiu Tas ao Estado. Clique aqui para ler a entrevista completa sobre o programa, que estreia nesta terça-feira, 14 de maio de 2019.
Foto: Juliana Ortega / TV Cultura / Divulgação / Estadão
Compartilhar
Publicidade
Tas ainda perguntou a Pedro Cardoso em quem Agostinho teria votado para presidente nas últimas eleições, ao que o ator desconversou: "Nele mesmo [Agostinho Carrara]!"
Assista à entrevista de Pedro Cardoso no Provocações abaixo:
Veja também:
Lady Gaga e Bradley Cooper "juntos e shallow now" é fake: