Quem é a apresentadora acusada de destratar chef de cozinha negro ao vivo na TV
Claudia Tenório é comparada com Patrícia Poeta pelo tratamento interpretado como rude a um convidado na católica Rede Vida
Demorou 12 anos para a apresentadora Claudia Tenório gerar machetes na imprensa a respeito de seu trabalho na Rede Vida. Mas aconteceu da pior forma possível.
Foi acusada pelo chef de cozinha Esdras De Lúcia de humilhação ao longo de um quadro de culinária no programa ‘Vida Melhor’, na terça-feira (23). (Assista aos vídeos no fim deste post.)
“Ela queria me dar aula. Foi uma sensação horrorosa, ela não só queria me dar aula, como também não teve paciência nenhuma comigo ao vivo, tipo a Patrícia Poeta e o Manoel Soares”, reclamou o convidado, comparando sua situação ao clima estranho entre os apresentadores do ‘Encontro’. “Debochou da minha cara.”
Esdras enxergou conotação racial no ocorrido. “Será que se eu fosse branco ela me trataria desse mesmo jeito? Um desrespeito com as pessoas, estou envergonhado.”
Trechos da atração viralizados na internet mostram Claudia questionando Esdras sobre a execução da receita e rebatendo comentários feitos pelo chef. Há explícita falta de sintonia entre os dois. Ele demonstra nervosismo e constrangimento.
Na quarta (24), após a ruidosa repercussão negativa, inclusive nas redes sociais da Rede Vida, a apresentadora fez um desabafo diante das câmeras. “Eu fui vítima de uma grande e profunda injustiça. Eu estou com o coração partido.”
A comunicadora afirma que seu comportamento foi mal-interpretado. “Todo mundo que está aqui, quem já trabalhou comigo e quem assiste ao programa, sabe o meu jeito de trabalhar, o meu jeito de agir. Eu procuro ser transparente em todo tempo.”
Claudia pediu aos telespectadores para rezar por ela, porém, ignorou o relato de Esdras. “Não quero aumentar as coisas, entrar em detalhes”, disse. Não houve um pedido de desculpas, como o chef esperava.
“Todo mundo erra, mas pouquíssimas pessoas vão ter a humildade de falar ‘eu errei’”, reagiu o convidado em um vídeo. “Nada justifica a falta de educação, de cordialidade, de respeito que ela teve comigo no ar, a chacota.”
Claudia Tenório é carioca, tem 53 anos e se graduou em Jornalismo. Começou a carreira como repórter-locutora em rádio e apresentadora de telejornal local, no Rio.
Em 1991, radicada em São Paulo, entrou para o canal Shop Tour, especializado em ofertas dos mais variados produtos. O bom desempenho ao promover os anunciantes a credenciou para ser diretora artística da emissora.
Está no comando do ‘Vida Melhor’ desde 2010. O programa feminino, exibido de segunda a sexta das 12h30 às 14h30, tem pautas de culinária, moda, artesanato, saúde e entrevistas. Nunca conseguiu tanta visibilidade – ainda que danosa – como agora.