'Ofensa à moral, à ordem pública e aos bons costumes, achincalhe à Igreja': há 51 anos, a primeira versão da novela 'Roque Santeiro' foi duramente censurada; 'Aspectos intoleráveis', definiu órgão do Governo
A volta de 'Roque Santeiro' ao ar promete reviver os tempos de glória da TV. Mas trama icônica já enfrentou veto antes mesmo da estreia. Descubra os motivos que levaram à censura: 'Intolerável'
A Globo reexibirá "Roque Santeiro" a partir de 4 de outubro na faixa "Edição Especial". Escrita por Dias Gomes e estrelada por José Wilker, Regina Duarte e Lima Duarte, a trama histórica acompanha o falso mártir Roque, cujo retorno abala a fé e a economia da fictícia Asa Branca. Exibido com enorme sucesso entre 1985 e 1986, o clássico da teledramaturgia só foi ao ar dez anos após ter sua primeira versão integralmente vetada e censurada pelo Regime Militar no dia da estreia, em 1975.
A novela "Roque Santeiro" foi a escolhida pela Globo para substituir "Além do Tempo" no "Edição Especial" a partir de 4 de outubro. De autoria de Dias Gomes (1922-1998) e estrelada por José Wilker (1944-2014), no papel principal, Regina Duarte, Lima Duarte e grande elenco, a trama exibida entre 1985 e 1986 já foi reprisada no canal de 1991 a 1992 e de 200 a 2001.
Uma das tramas de maior audiência da história da TV, "Roque Santeiro" é ambientada na fictícia Asa Branca, que gira sua economia através dos romeiros que visitam a cidade para pedirem milagres a Roque. O fabricante de santos foi dado como morto em uma invasão e, supostamente, tentou defender o vilarejo. Mas quase 20 anos depois do "assassinato", Roque surge vivo, desconhecendo que se tornou um mártir e milagreiro.
'Roque Santeiro': a viúva que nunca perdeu o marido
Logo o filho do Beato Salu (Nelson Dantas, 1927-2006) e irmão de João Ligeiro (Maurício Mattar) se apaixona por Porcina (Regina Duarte), sua suposta viúva. Na realidade, Sinhozinho Malta (Lima Duarte) armou tal história para justificar a presença da mulher, com quem mantém uma relação. Além disso, a volta de Roque põe em cheque a economia local e afeta também a questão da fé e da romaria, atingindo a igreja do padre Hipólito (Paulo Gracindo, 1911-1995).
Como muitos sabem, a estreia da aguardada novela se deu 10 anos após ter sido vítima de censura durante o Regime Militar (1968-1985) e no dia da estreia, em 26 de agosto de 1975. Mas por que houve o veto à exib...
Matérias relacionadas
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.