O que é ‘acting out’, a ação impulsiva que pode explicar, teoricamente, o tapa de Gaby em Tamires
Segundo a Psicanálise, sentimentos reprimidos, às vezes, geram ações inesperadas quando a pressão interna aumenta
Por que Gaby Spanic deu um tapa no rosto de Tamires, do nada, e acabou expulsa de ‘A Fazenda 17?’
Entre as possibilidades, pode-se considerar uma explicação baseada no conceito psicanalítico ‘acting out’, termo em inglês traduzível, nesta circunstância, como ‘agir para fora’.
Não se refere apenas a uma ação impulsiva, mas a realizar atos que expressam conflitos ou emoções que não puderam ser simbolizados ou elaborados mentalmente.
Em outras palavras, é um comportamento que substitui a elaboração psíquica consciente, permitindo que sentimentos inconscientes se manifestem por meio de uma ação ou um comportamento.
No contexto de Gaby, seria provavelmente resultado do acúmulo de tensões emocionais e conflitos internos, como o medo de ser agredida, a sensação de humilhação e a rejeição social no grupo, experiências que ela verbalizou ao longo do reality.
Quando essas emoções não conseguem ser processadas ou expressas simbolicamente, podem emergir de forma concreta por meio de atitudes apressadas e imprudentes.
Freud relaciona a intensidade de impulsos a um conceito chamado ‘quantum de energia’, porém, é importante ressaltar que não é a quantidade de energia que determina o ato.
Assim, o tapa não foi simplesmente uma explosão emocional, e sim uma manifestação substitutiva de sentimentos que permaneciam não elaborados pela mente.
O ‘acting out’ não justifica moralmente a triste ação de Gaby, mas ajuda a entender que certos comportamentos impulsivos estão ligados a vivências de agressão psicológica ou frustração.
No caso da eterna ‘usurpadora’, seu gesto pode ter sido uma forma concreta de liberar um sofrimento para se sentir um pouco melhor.
Tomara que Gaby Spanic recupere a saúde mental.
Este episódio reforça a impressão de que os reality shows potencializam e expõem a parte saudável e os traços patológicos de cada um dos competidores no confinamento.
As dores individuais são transformadas em entretenimento.