O que Daniela Beyruti pretende com nova grade do SBT
A programação da emissora passará por mudanças a partir do próximo dia 26
Para Daniela Beyruti, a nova grade do SBT é um resgate do DNA da emissora. A filha de Silvio Santos e presidente do canal de televisão anunciou as mudanças na programação, que serão implementadas em três etapas ao longo do semestre.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
"Mais do que uma nova grade, é um posicionamento. É a volta do SBT raiz, é um pouco daquilo que a gente viu, viveu, que eu tenho certeza que faz parte da história de todo mundo", disse Daniela.
Para montar o novo quadro de programação, a executiva disse que não se pautou na concorrência, como a emissora já fez no passado, mas buscou resgatar o DNA da empresa criada pelo pai e trazer a essência dos programas que estavam no ar quando Silvio Santos ainda comandava o canal.
Contratações
Para estrear a nova grade, o SBT recontratou alguns nomes já conhecidos pelo público. Luiz Bacci passou os últimos 15 anos trabalhando na Record, mas o primeiro emprego dele na televisão foi na emissora da família Abravanel quando ainda era criança. Agora, ele irá comandar o jornal Alô Você no horário do almoço.
Cerca de um ano depois de deixar o SBT, Christina Rocha está de volta. A apresentadora retorna ao palco do Casos de Família. Além deles, um nome inédito no canal é Tiago Leifert, que foi contratado em janeiro deste ano para programas esportivos e irá apresentar o The Voice no segundo semestre.
Jornal religioso
Silvio Santos sempre foi contra exibir conteúdos religiosos no SBT, mas Daniela Beyruti discordou do pai. O jornal matinal Primeiro Impacto irá começar com o bloco Bom Dia Esperança, no qual o evangelista Deive Leonardo, com milhões de seguidores nas redes sociais, irá passar uma mensagem motivacional para o público.
Aqui Agora
Para o final da tarde, o SBT irá voltar com o famoso Aqui Agora, com apresentação de Dani Brandi e Macedão da Chinelada. No passado, o telejornal popular era focado no noticiário policial, mas Daniela Beyruti afirma que quer menos sangue na terceira versão do programa. "Quero informar, notícia tem que ser dada, mas muito disso faz mal", diz a presidente da emissora sobre jornais sensacionalistas.
A executiva critica o fato de quase todas as emissoras concorrentes exibirem policialescos focados na violência nessa faixa horária e fala ter a intenção de se diferenciar. "Não é todo mundo que tem banda larga, não é todo mundo que tem streaming, que tem cabo, que tem TV conectada, então a TV aberta continua sendo muito importante e relevante. Em alguns momentos do dia, ficam três emissoras passando o mesmo tipo de conteúdo. Se o telespectador quiser mudar, não tem para onde mudar", explicou ela.
Infantil
Autodeclarada a "TV da família brasileira", a emissora da família Abravanel tem o intuito de ter conteúdo para todas as idades na nova grade. Por isso, o Bom Dia & Cia voltará a ser exibido diariamente pelas manhãs, com apresentação dos palhaços Patati e Patatá. O Sábado Animado segue no ar sob comando de Silvia Abravanel, que rebate as críticas de que estaria velha para apresentar um programa infantil.
Novelas
Atualmente, as únicas novelas originais do SBT são as infantis. A Caverna Encantada, atualmente no ar, terá um horário extra de exibição às 13h45, e as próximas tramas para crianças irão ao ar apenas no horário vespertino. "Realmente, o horário da nossa novela estava inadequado. Essa vai virar a faixa horária desse tipo de novela que a gente já tem um know-how de fazer, desde Carrossel", reconheceu Daniela.
Ao final de A Caverna Encantada, o SBT dará uma pausa nas novelas originais para a autora Íris Abravanel, esposa de Silvio Santos, poder passar pelo período do luto com tranquilidade.
Junto das produções para crianças, o canal de TV também vai exibir os famosos doramas coreanos e novelas inéditas da mexicana televisa. "Vamos testar. Isso é uma coisa que o SBT sempre fez. Buscou o que estava acontecendo por aí e ofereceu para o seu público. Dando certo, mantém. Não dando certo, troca. As novelas da Televisa, a gente descobriu que tem muitas boas atuais e que a gente estava usando muita coisa reprise, então simplesmente vamos dar uma atualizada no nosso catálogo", define a presidente da empresa sobre a nova fase.
Novos horários
Tradicionais programas do SBT, como o Programa do Ratinho e o A Praça É Nossa, seguem no ar, mas vão ser exibidos mais cedo, às 22h45. "A gente tem programas que todo mundo gosta, mas estavam sendo exibidos muito tarde. Então o que a gente fez é reorganizar a casa para que a gente possa reconstruir esse relacionamento com o nosso telespectador", disse Beyruti.
Fofocalizando
Para descrever o que busca alcançar com a nova grade, Daniela Beyruti usou o Fofocalizando como exemplo. A presidente da emissora disse que o programa mantém a essência do SBT e que usou a atração como um ponto de referência para pensar o que faria com a programação. "Quero contagiar assim a emissora inteira para voltar essa energia de brincadeira, de tirar sarro de si mesmo, não se levar de uma forma séria", disse.
Porém, a filha de Silvio Santos admite que fazer televisão não é uma ciência exata e que está aberta para implementar qualquer mudança que seja necessária. "A gente está plantando para colher. É um desafio, pode ser que não dê resultado, mas é um compromisso que temos com a família brasileira", concluiu.