Blog de Luciana em 'Viver a Vida' faz sucesso fora da ficção
- GABRIELA GERMANO
- Rio de Janeiro
Luciana (Alinne Moraes) de Viver a Vida não existe, é apenas uma personagem da ficção. Quem disse? Basta o autor Manoel Carlos e os telespectadores criarem essa figura na imaginação para que ela se torne real. O sucesso do blog Sonhos de Luciana, uma espécie de diário virtual da moça, prova isso. Cada texto supostamente postado por ela tem recebido mais de 100 comentários a respeito. Para uma criatura que não existe é muito. Ou não?
Boa parte dos posts escritos pelo público é de incentivo à personagem. "Essa história ativa o inconsciente coletivo. A TV tem o poder de transformar aquilo que você vê em realidade. A possibilidade de conversar com a personagem no blog mobiliza as pessoas", analisa o psicanalista Fernando Scarpa.
Na novela, a criadora do blog é Mia (Paloma Bernardi), irmã de Luciana. A atriz destaca o poder motivacional dessa movimentação. "As pessoas buscam o blog atrás de coisas positivas, independentemente de acharem que é uma Luciana real ou não que escreve ali. Acompanhando todas as dificuldades que a personagem enfrenta, elas encontram uma luz no fim do túnel", valoriza Paloma.
Já na realidade, a responsável pela atualização do diário virtual é Mariana Torres, que trabalha com Manoel Carlos. "Tentamos reproduzir no blog o que a Luciana está vivendo na trama, para tornar o espaço mais vivo. Além dos relatos pessoais, procuramos passar dicas sobre a realidade de uma cadeirante. Isso faz com que outros cadeirantes se reconheçam e o espaço possa prestar algum serviço", afirma a autora do blog.
E eles estão conseguindo. Na página, há indicações de outros blogs relacionados ao tema e um deles, o Mão na Roda, está fazendo sucesso como nunca. Eduardo Camara, um de seus idealizadores, garante que os acessos triplicaram. "É a primeira vez que uma novela retrata a realidade do cadeirante. E as pessoas entraram na brincadeira. Se o blog é da Luciana, não vão mandar mensagens para a Alinne Moraes", opina.