PUBLICIDADE

‘MasterChef’ escala influenciadores pop para tentar reverter crise de audiência

Mesmo com fuga de público, reality gastronômico da Band repercute mais do que os concorrentes de Globo e Record

28 mai 2024 - 09h56
Compartilhar
Exibir comentários

Começa nesta terça-feira (28) a 11ª temporada do ‘MasterChef Brasil’. A nova edição com cozinheiros amadores terá menos chefs convidados e mais influenciadores em aparições especiais. 

Entre eles, alguns dos mais populares no Instagram e YouTube, como Carlinhos Maia e Gkay. Estão na lista também Blogueirinha, Jon Vlogs, Rafa Chalub (Esse Menino), Álvaro, Lucas Rangel, Irmãos Natu, Vittor Fernando, Edelson Ribeiro (Sobrevivente), Juju Salimeni e Nicole Bahls. 

Poucas webcelebridades de gastronomia darão a cara. Destaque para o cozinheiro de ascendência coreana Arthur Paek, com 4 milhões de seguidores no Instagram. Em março, ele postou um vídeo preparando uma receita com a chef Helena Rizzo, uma das juradas do ‘MasterChef’. 

A escalação de tantos famosos do universo digital sinaliza a busca da Band por maior engajamento nas redes sociais para tentar atrair mais público para a frente da TV. Nos últimos anos, o reality gastronômico sofreu queda relevante na audiência aferida pela Kantar Ibope. 

A edição passada teve média de 2.1 pontos, a segunda mais baixa em 10 anos do programa, menos da metade do índice da primeira temporada (4.4 pontos) em 2014. O melhor desempenho foi conquistado pelo ‘MasterChef 2’, com 7.1 pontos de média. 

Assim como outros realities de sucesso, a atração enfrenta dificuldade de se reinventar já que está atrelada a um formato rígido. Resta tentar chamar mais atenção com personalidades midiáticas capazes de mobilizar milhões de pessoas com um simples Story. 

Ainda que visto por menos gente, o ‘MasterChef’ continua a ser um sucesso comercial, atraindo grandes anunciantes, e nenhum outro talent show gastronômico o superou na TV aberta. 

O ‘Mestre do Sabor’, na Globo, parou na terceira temporada por desinteresse do mercado publicitário. Na Record, o ‘Top Chef’ já teve quatro edições, porém, sem grande repercussão.

Blogueirinha, Carlinhos Maia, Vittor Fernanda e Gkay estão entre os convidados famosos desta edição
Blogueirinha, Carlinhos Maia, Vittor Fernanda e Gkay estão entre os convidados famosos desta edição
Foto: Marcelinho Santos/Band
Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade