Marcelo Rezende estreia na Band e terá programa policial
- Patrícia Dantas
- Direto de São Paulo
Após assinar contrato em setembro de 2009, Marcelo Rezende finalmente estreará na Band nesta segunda-feira (25) no Jornal da Band, às 19h20. O jornalista gravou cinco reportagens especiais para o telejornal a convite do diretor de jornalismo da emissora, Fernando Mitre, e irá retratar os mistérios que envolvem a fé e a cura na série.
"Gravamos reportagens durante um mês e por todo o Brasil. Escolhi esse tema porque o mundo está passando por um momento extremamente delicado de tsunamis, terremotos, cidades inundadas, desabamentos. Diante de tanta tragédia, onde o homem vai se segurar?. Quero passar uma mensagem de esperança e levar as pessoas a uma reflexão. Há outras coisas nas quais dá pra acreditar, em si mesmo e nos mistérios da vida", disse Rezende em entrevista exclusiva ao Terra.
Gravadas durante um mês e meio por Estados do Brasil inteiro, como São Paulo, Goiás, Bahia, Rio de Janeiro e Pernambuco, as matérias trazem casos de pessoas que se curaram de câncer ou largaram o crime motivadas pela fé, e até mesmo médicos que buscaram tratamentos espirituais para se livrarem de doenças.
"Entrevistamos especialistas em várias áreas dizendo como a fé pode ajudar a curar doenças. Vamos mostrar que há uma sinergia entre três aspectos: o curador interior, a medicina e o invisível, que é a própria fé", acrescentou Rezende.
Tribunal na TV
Além das reportagens especiais, que serão exibidas de segunda (25) a sexta-feira (29) no Jornal da Band, Marcelo Rezende também se dedica ao seu novo programa, Tribunal na TV, que estreia no dia 26 de março.
A atração seguirá a linha policial, vertente bem conhecida pelo jornalista, porém, desta vez, pretende mostrar as falhas da lei ao retratar crimes do cotidiano.
"Vamos mostrar os erros nas investigações, quando eles existirem, além da fragilidade da lei. Mostraremos como é a trama do Tribunal. Onde houve o erro, como o processo transitou na Justiça. A lei pode ser rígida, mas os recursos atenuantes fazem com que um cara que foi condenado a 22 anos cumpra apenas 6, por exemplo. Por que no Brasil ninguém fica preso ou fica por pouco tempo? Vamos mostrar as falhas, o erro ou falta de perícia nas investigações", afirmou.
Além da parte jornalística, Tribunal da TV contará com dramaturgia, na qual atores recriarão os casos associados aos depoimentos das verdadeiras vítimas do crime. "Não vamos rejulgar. Vamos encenar, misturar pessoas reais que participaram do evento, ir amarrando e mostrando o que está acontecendo hoje."
Questionado sobre a semelhança com programas que já apresentou na TV, como Linha Direta, da Globo, e Cidade Alerta, da Record, Marcelo Rezende disse que a essência da atração é a mesma, mas o olhar é diferente.
"A argamassa é a mesma, que é o crime, a violência. Mas em geral as pessoas têm um olhar equivocado. O programa tem um fator provocador interno para fazer as autoridades se mexerem, o valor social é muito grande, principalmente para a família das vítimas. A defesa da cidadania, para que ela seja respeitada, é o ponto forte do programa."
O Terra apurou que a atração será semanal e exibida às sexta-feiras, no horário nobre, na faixa das 22h, ao contrário do que foi divulgado anteriormente (programa diário e à tarde).
Estreia na Band
Mesmo já tendo passado por outras emissoras, como Globo, Record e Rede TV!, Marcelo Rezende afirma que estrear na Band é um desafio. "É um baita desafio, mas de felicidade. Em todos os lugares por onde passei fui muito bem tratado. Estou aqui desde outubro e já me sinto em casa. A equipe é super legal, sou muito bem tratado. Estou muito feliz aqui", finalizou Marcelo, que assinou contrato de dois anos com a emissora paulista.