Leonardo Roitman, de 'Vale tudo', ganhou nome em rua no litoral de SP? Entenda curiosidade
Rua de Santos tem o mesmo nome do filho de Odete Roitman, mas é por homenagem a um militante sindical
A Rua Leonardo Roitman, em Santos, SP, foi nomeada em homenagem a um militante sindical histórico e não ao personagem da novela "Vale Tudo", apesar da coincidência de nomes.
A cidade de Santos, no litoral de São Paulo, tem uma rua chamada Leonardo Roitman. Não, você não leu errado. O local leva o mesmo nome e grafia do irmão gêmeo de Heleninha (Paolla Oliveira) e filho de Odete Roitman (Debora Bloch), a vilã da novela Vale Tudo, mas nada tem a ver com o personagem fictício.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Mas afinal, por que o logradouro da Vila Mathias tem esse nome? Bom, a rua estreita, de mão única e cheia de predinhos e casas antigas, localizada entre a Avenida Ana Costa e a Rua Comendador Martins, foi batizada assim por causa de um militante sindical homônimo ao filho de Odete.
Leonardo Roitman nasceu em 1917 e teve um importante papel para os trabalhadores portuários da cidade. Em 1944, ele tornou-se presidente do Sindicato dos Empregados na Administração dos Serviços Portuários (Sindaport), onde ficou até 1946. Por coincidência, ou não, a sede do sindicato fica localizada numa travessa dessa rua com a Júlio Conceição.
Enquanto ainda era presidente do Sindaport, em 1945, Roitman filiou-se ao Partido Comunista Brasileiro (PCB) e foi eleito vereador da cidade naquele pelo Partido Social Trabalhista (PST), já que o PCB estava impedido de disputar as eleições pelo governo de Eurico Gaspar Dutra.
No entanto, em 1947, ele foi impedido de assumir o mandato. Roitman e outros 13 vereadores tiveram os mandatos cassados. Quase 70 anos depois, a Câmara Municipal de Santos, durante uma sessão solene, concedeu a devolução simbólica dos mandatos dele e dos outros vereadores e prefeitos que tiveram os mandatos cassados.
Filho de Odete
Uma das maiores mudanças que a autora Manuela Dias fez na nova versão de Vale Tudo foi não ter matado Leonardo, filho prodígio de Odete Roitman. Ao contrário da primeira versão, em que ele morre em um acidente causado pela vilã, o personagem segue vivo no remake, mas ficou por muito tempo escondido em um sítio com graves sequelas do acidente e é interpretado pelo ator Guilherme Magon.
Na versão de 2025, Leonardo ficou tetraplégico e não consegue mais falar. Odete pagou Ana Clara (Samantha Jones) para cuidar dele e mantê-lo escondido. Além do grande segredo em torno do personagem de Magon, o filho renegado ainda rendeu uma cena emocionante quando a vilã da trama abraça e acalma o filho, o que rendeu muitos elogios à dupla.
O reencontro de Leonardo com a família Roitman, após ser encontrado por Heleninha, também chamou muita atenção.