PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Jovem Pan contrata Elaine Keller para melhorar relação do canal com governo Lula

Advogada se destaca como apresentadora e comentarista em programas da emissora e possui bom trânsito no meio político

2 mar 2024 - 11h52
(atualizado às 11h55)
Compartilhar
Exibir comentários

O Grupo Jovem Pan deu um passo importante para aumentar sua credibilidade após a acusação de ser um canal simpático ao discurso extremista e facilitador da disseminação de fake news. 

A empresa contratou a advogada e economista Elaine Keller para o cargo de diretora institucional. Ela é conhecida dos telespectadores pela atuação como apresentadora e comentarista em atrações jornalísticas da casa, a exemplo da mesa de debates ‘Linha de Frente’. 

Mestre pelo IDP e doutoranda na PUC/SP, a nova executiva do grupo assume a missão de melhorar a relação da Jovem Pan com o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. Para ser relevante, uma grande TV precisa de acesso à cúpula das esferas de poder.  

Lançado em outubro de 2021, o canal de notícias JP News serviu de plataforma para o então presidente Jair Bolsonaro – que se tornou uma espécie de garoto propaganda da emissora – e deu gigantesca visibilidade às pautas da direita e extrema-direita. No ar, havia pouco espaço para as visões progressista e de esquerda. 

A falta de pluralismo, a livre repercussão de fake news e o discurso de ódio de vários âncoras e comentaristas fizeram a Jovem Pan ficar na mira do Ministério Público Federal sob o risco de perder a concessão, ser alvo da campanha de boicote do Sleeping Giants Brasil que afastou dezenas de anunciantes e perder as receitas de monetização de seus vídeos no YouTube. 

Ao apostar tudo em Bolsonaro, o canal foi derrotado com ele nas eleições de 2022. Para sobreviver, demitiu a maioria dos jornalistas com posição radical à direita e adotou tom ameno ao cobrir o dia a dia do governo Lula. Mesmo assim, não recebeu nenhum centavo de propaganda federal nos primeiros meses do petista na Presidência. 

Apesar da linha editorial oscilante, a Jovem Pan News consegue a façanha de ficar à frente da moderada CNN Brasil no ranking de audiência da Kantar/Ibope. Em alguns momentos, chega a ultrapassar a líder no segmento de notícias, GloboNews, como ocorreu ao longo da cobertura da manifestação de Bolsonaro na Avenida Paulista no dia 25 de fevereiro. 

Diante das câmeras, Elaine Keller demonstra ser uma mulher de convicções, sempre aberta ao diálogo. Nas redes sociais, se manifesta a favor da ação social realizada pelo padre Júlio Lancelotti com a população de rua de São Paulo, de uma solução pacífica da disputa territorial entre israelenses e palestinos, além de defender a punição de quem comete crimes na internet e a garantia de direitos à população LGBTQIAP+. 

O perfil conciliador e carismático da nova diretora institucional da Jovem Pan e sua experiência em relações governamentais devem quebrar resistências no entorno de Lula e em outros núcleos de influência em Brasília. No dia 22 de fevereiro, a advogada esteve na posse de Flávio Dino como ministro do Supremo Tribunal Federal. Aos poucos, conseguirá construir pontes para aproximar o grupo de comunicação da família Amaral de Carvalho do Palácio do Planalto.

O bom desempenho nos estúdios levou Elaine Keller a assumir posto importante da Jovem Pan
O bom desempenho nos estúdios levou Elaine Keller a assumir posto importante da Jovem Pan
Foto: Divulgação
Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade