Guga e Luís Roberto formam dupla de ouro da Globo na Olimpíada
"Quando eu estou aqui, eu vivo esse momento lindo", cantarolou o narrador Luís Roberto em plena partida entre o brasileiro Thomaz Bellucci e o espanhol Rafael Nadal, nas quartas de final do tênis na Olimpíada do Rio.
O companheiro de transmissão, o ex-tenista Gustavo Kuerten, soltou uma gargalhada. Luís Roberto pediu, irônico, que o cantor e compositor Roberto Carlos compreendesse o uso do trecho de 'Emoções' como trilha de uma das partidas mais emocionantes desses Jogos. "Ele vai entender nossa audácia", brincou Guga.
Foi nesse clima completamente festivo e bem-humorado que a Globo exibiu, na tarde de sexta-feira (12), o confronto que marcou a eliminação de Bellucci e a vitória de virada de Nadal, por 2 sets a 1, garantindo sua ida à semifinal.
Luís Roberto e Guga formam uma dupla afinadíssima. Parecem amigos de longa data comentando um jogo na sala de casa. "Estamos no paraíso", disse o narrador, entusiasmado com as manifestações vibrantes da plateia em reação às belas jogadas em quadra.
Os dois são espontâneos nos elogios e críticas, e descomplicam as tecnicidades ignoradas pela maioria dos telespectadores. Com eles, o tênis, esporte considerado elitista, fica acessível e muito mais agradável de ser acompanhado pela TV.
"Tratamos o esporte de uma forma mais lúdica, nos divertimos um pouco mais com os acontecimentos", explicou Luís Roberto em depoimento ao projeto Memória Globo.
Verbalizar a paixão pelo esporte sem perder a função jornalística da transmissão não é uma façanha conseguida por muitos narradores e comentaristas. Talvez por isso, muitos deles sejam alvo da antipatia e até mesmo da ira de telespectadores-torcedores.
Na Globo desde 1997, Luís Roberto é, sem dúvida, o narrador com mais baixo índice de rejeição entre os principais nomes da transmissão esportiva do canal. E está entre os mais versáteis.
Sua outra faceta é narrar os desfiles de carnaval. Este ano, ele dividiu com Fátima Bernardes o comando da transmissão na Sapucaí - com direito a samba no pé.
Aos 55 anos, o jornalista tem quatro décadas de profissão. Começou aos 15, como repórter de rádio em São João da Boa Vista, cidade paulista onde morava.
Prestes a completar 40 anos e aposentado das competições desde 2008, Gustavo Kuerten já pode se considerar aprovado na prova de fogo como comentarista.
Faz sucesso na TV e também nas redes sociais. O estilo pacífico e a alegria inabalável renderam a ele o apelido 'Labrador Humano' e inúmeros memes relacionados ao seu estilo boa gente.
Na Olimpíada do Rio, Guga e Luís Roberto são medalha de ouro em carisma.