Globo pode resgatar versão inédita gravada há 40 anos para o fim de Roque Santeiro com final marcante de Viúva Porcina
Durante décadas, quem assistiu a "Roque Santeiro" conheceu apenas uma resposta para o triângulo amoroso entre Porcina, Roque e Sinhozinho Malta. O que boa parte do público não sabia é que a Globo gravou um segundo final para a novela, que agora volta à emissora em edição especial. O final que foi ao ar na […]
De volta à Globo em edição especial, a novela "Roque Santeiro" pode ter um desfecho diferente na TV aberta. Há 40 anos, a emissora gravou um final alternativo no qual a Viúva Porcina parte com Roque, em vez de ficar com Sinhozinho Malta, como ocorreu na exibição original de 1986. O desfecho alternativo, concebido na época mas exibido apenas recentemente no Globoplay, segue como uma incógnita para esta nova reprise, já que a emissora ainda não confirmou qual versão levará ao ar.
Durante décadas, quem assistiu a "Roque Santeiro" conheceu apenas uma resposta para o triângulo amoroso entre Porcina, Roque e Sinhozinho Malta.
O que boa parte do público não sabia é que a Globo gravou um segundo final para a novela, que agora volta à emissora em edição especial.
O final que foi ao ar na Globo
Na exibição original, encerrada em fevereiro de 1986, Roque (José Wilker) se prepara para deixar Asa Branca de avião, e Porcina (Regina Duarte) fica dividida entre acompanhá-lo e permanecer ao lado de Sinhozinho Malta (Lima Duarte).
No desfecho levado ao ar, ela escolhe Sinhozinho, e Roque parte sozinho, enquanto o mito criado ao seu redor segue intacto.
A cena foi inspirada em "Casablanca" (1942), clássico em que a personagem de Ingrid Bergman também enfrenta uma decisão amorosa ligada à partida de um avião.
A versão alternativa
A equipe havia gravado outra possibilidade: Porcina embarcava com Roque, deixando Sinhozinho sozinho em Asa Branca.
Regina Duarte já havia relatado que duas versões foram filmadas, e José Wilker contou ao Memória Globo que havia a ideia de criar um seriado derivado da novela, o que teria pesado na escolha de manter Porcina com Sinhozinho.
O final alternativo permaneceu inédito até a reprise do Globoplay Novelas, que terminou em 4 de julho de 2025.
E agora, na TV aberta?
"Roque Santeiro" está de volta à Globo na faixa Edição Especial, com cerca de 150 capítulos reeditados.
A emissora não informou qual desfecho exibirá, por isso a possibilidade de resgatar a versão alternativa ainda não foi confirmada.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.