Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Globo coloca evangélicos no ‘Fantástico’, ‘Estrela da Casa’ e na próxima novela das 9

Canal avança na tentativa de conquistar o telespectador religioso em prol da audiência

15 set 2025 - 09h35
(atualizado às 09h35)
Compartilhar
Exibir comentários

“Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam”, Mateus 19:14. A Globo parece querer adaptar este versículo: “crentes, venham a mim, preciso da sua audiência”.

A emissora escancarou a intenção de atrair os evangélicos. No domingo (14), estreou no ‘Fantástico’ a série documental ‘Gospel - O Som que Toca’, mostrando a difusão pelos quatro cantos do país do estilo musical preferido dos protestantes.

“Jesus é o pai do rock”, disse Brother Simion, pioneiro do gospel em festivais nacionais.

“Se você perguntar: a que se dá o crescimento do gospel? O sofrimento das pessoas”, afirmou Thalles Roberto, apresentado na matéria como um pop star evangélico.

Foi a segunda vez em menos de 1 mês que a Globo destacou a música símbolo dos crentes. Em agosto, o canal abordou o gênero no especial ‘Sons de São Paulo - Música Religiosa’, com depoimentos da bispa Sonia Hernandes, da Igreja Renascer em Cristo, e da cantora Aline Barros.

Maju Coutinho no anúncio da série do 'Fantástico' sobre o poder da música gospel nos quatro cantos do Brasil
Maju Coutinho no anúncio da série do 'Fantástico' sobre o poder da música gospel nos quatro cantos do Brasil
Foto: Reprodução/TV

Pastor e jurado

No dia 12 de setembro, uma prova do ‘Estrela da Casa’ dividiu os competidores em grupos com a missão de criar uma música religiosa.

Entre os jurados estava o pastor e cantor Kleber Lucas, líder da Soul Igreja e referência na música evangélica contemporânea.

Em outubro, ele voltará à tela da Globo no especial do ‘Altas Horas’ em homenagem a Caetano Veloso. A gravação aconteceu no último dia 10.

Considerado moderado — do tipo que não condena as temáticas progressistas das novelas —, Kleber já apareceu em outras atrações da Globo, a exemplo do ‘Encontro com Patrícia Poeta’, ‘É de Casa’ e ‘Conversa com Bial’. Tornou-se uma ponte entre a emissora e os crentes abertos ao diálogo.

Presença constante do pastor Kleber Lucas em programas da Globo mostra interesse da emissora em atingir os crentes moderados
Presença constante do pastor Kleber Lucas em programas da Globo mostra interesse da emissora em atingir os crentes moderados
Foto: Reprodução/TV

‘Aceitar Jesus’... na novela

Sucessora de ‘Vale Tudo’ a partir de outubro, ‘Três Graças’ vai destacar o trabalho de evangelização em presídios.

O ator Enrique Diaz, famoso por papéis de vilões, surgirá na pele do pastor Albérico, à frente de uma igreja em uma comunidade carente. Representará o que ocorre em periferias Brasil afora, com líderes religiosos assumindo funções do Estado, como o apoio à ressocialização de pessoas em vulnerabilidade.

Na trama, Albérico será o mentor espiritual responsável pela conversão do presidiário Jorginho (Juliano Cazarré). O rapaz passará a trama dividido entre a nova vida como evangélico e as tentações para voltar ao mundo do crime.

Não é a primeira vez que o autor Aguinaldo Silva insere um personagem crente num folhetim das 21h da Globo. Em ‘Duas Caras’, de 2007, havia Edivânia (Susana Ribeiro), uma radical que julgava moralmente os vizinhos e até incitava a violência contra pecadores. 

A troca daquele estereótipo por uma abordagem mais respeitosa em ‘Três Graças’ prova o interesse da Globo em pacificar a relação com os evangélicos, como aconteceu em ‘Vai na Fé’, de 2023, com um núcleo de crentes amorosos e empáticos.

O pastor Albérico (Enrique Diaz) e o recém-convertido Jorginho (Juliano Cazarré) representarão os evangélicos na novela 'Três Graças'
O pastor Albérico (Enrique Diaz) e o recém-convertido Jorginho (Juliano Cazarré) representarão os evangélicos na novela 'Três Graças'
Foto: Reprodução/TV
Sala de TV Blog Sala de TV -  Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog e a obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias são de total responsabilidade do colunista que o assina. As opiniões do colunista não representam a visão do Terra. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade