0
TV

Em final masculina inédita, Miguel Roncato vence 'Dança dos Famosos'

4 set 2011
21h12
atualizado em 5/9/2011 às 11h36
Simone Sartori
Direto de São Paulo

Após três meses de competição acirrada, a edição de 2011 do Dança dos Famosos teve o vencedor definido neste domingo (4). Com 75,8 pontos - apenas 0,1 a mais do que o segundo colocado, Nelson Freitas -, o título foi para Miguel Roncato, que, ao lado da bailarina Ana Flávia Simões, apresentou duas coreografias - paso doble, de origem espanhola, e samba - na grande final, a primeira entre dois homens na história do quadro do Domingão do Faustão.

De fato, os competidores do sexo masculino foram o grande destaque deste ano. Não só por terem sido os finalistas, mas por também terem conseguido terminar a competição nas três primeiras posições do Dança, algo inédito no quadro que deu ao vencedor um carro 0km.

As campeãs das duas edições anteriores, Paola Oliveira (2009) e Fernanda Souza (2010), o ator Rodrigo Lombardi e os jornalistas Artur Xexeo, Massimo Ferrari e Regina Martelli fizeram parte do júri artístico, enquanto o júri técnico foi formado por Maria Pia Finocchio, J. C. Viola, Fernanda Chamma e Carlinhos de Jesus.

A Competição
Eram 12 concorrentes disputando um único prêmio. Em meio a diversas mudanças de favoritismo nas etapas do Dança dos Famosos 2011 apresentadas nos últimos três meses, as celebridades participantes se depararam com desafios cada vez mais difíceis, em estilos de dança que precisavam ser aprendidos por eles em apenas poucos dias. E os famosos não fizeram feio.

Em meio aos passos de disco, forró, lambada, dança de rua, foxtrote, valsa, salsa, tango, samba e paso doble, os pouco experientes dançarinos-atores - e músicos, no caso de MV Bill e Roberta Miranda - suaram a camisa em estafantes horas de treinamento diárias, sempre auxiliados por habilidosos professores e parceiros, imprescindíveis, tanto para ensiná-los quanto para guiá-los no palco para a melhor performance possível no palco.

Os favoritos também foram muitos ao longo dos meses. A atriz Mônica Martelli, por exemplo, foi apontada como a mais forte candidata para conquistar a edição 2011 do quadro durante toda a sua participação no Domingão. Mas não conseguiu se sair bem no desafio de salsa e acabou se tornando a quarta participante a ser eliminada do programa.

Outro bastante bem visto pelos jurados, Odilon Wagner começou bem, mas sucumbiu aos complexos passos da lambada, que o levaram à berlinda. Contudo, ele retornou e foi conquistando a simpatia do público e crítica, chegando à última semifinal, que poderia enviá-lo para a grande decisão. Com apenas 2,3 pontos a menos que Nelson Freitas na prova do tango, Odilon acabou eliminado, abrindo espaço para o humorista e o ator Miguel Roncato disputarem o título.

Roberta Rodrigues, também entre as favoritas, foi muito bem nos estilos mais agitados. Porém, não resistiu aos requintados e suaves passos da valsa, sendo eliminada a apenas uma rodada da grande semifinal.

Os 12 participantes do Dança dos Famosos 2011 foram a modelo e atriz Ellen Roche, os atores Guilherme Winter, Milena Toscano, Miguel Roncato, Mônica Martelli, Odilon Wagner, Roberta Rodrigues e Raphael Viana, a modelo Renata Kuerten, o humorista Nelson Freitas, o rapper MV Bill e a cantora e compositora Roberta Miranda.

O ator Miguel Roncato nos ensaios para a final com sua parceira, a bailarina Ana Flávia Simões
O ator Miguel Roncato nos ensaios para a final com sua parceira, a bailarina Ana Flávia Simões
Foto: TV Globo / Divulgação
Fonte: Terra
publicidade