Ela ganhou 5 milhões ao acertar a assassina de Odete Roitman em 1988, mas um dos maiores escândalos da política a fez perder parte do dinheiro
Laura Boaventura Andrade, na época, com 14 anos, foi a vencedora do concurso promovido pela TV Globo.
Quem matou Odete Roitman? A pergunta que para o Brasil novamente fez uma jovem de 14 anos faturar uma bolada em 1989. A mineira Laura Boaventura Andrade acertou que Leila era a assassina da vilã e foi a grande campeã de um sorteio da TV Globo.
A emissora realizou um sorteio com patrocínio da marca de temperos Maggi. Cinco pessoas que acertaram o palpite foram agraciadas com um prêmio de 1 milhão de cruzados e uma pessoa recebeu sozinha 5 milhões. O resultado foi apresentado ao vivo por César Filho logo após o encerramento da novela.
Laura foi a felizarda que ganhou os 5 milhões de cruzados. De acordo com o IPCA, índice de inflação do IBGE, o valor é estimado em R$ 110 mil. A menina e a família fizeram bom proveito do dinheiro, até que uma medida econômica reteve parte do dinheiro.
"Minha mãe estava de mudança, com mensalidade da escola atrasada e passando por um aperto financeiro. Eu queria ganhar o concurso para ajudá-la. Fez muita diferença para a gente, usamos para pagar umas dívidas. Foi bem gasto. Mas depois veio o Collor e prendeu o dinheiro e levou uma parte", contou Laura em entrevista ao jornal O Globo.
No começo da década de 1990, o presidente Fernando Collor anunciou o Plano Collor como um pacote para conter a hiperinflação. A lista de medidas incluía o bloqueio de poupanças e de contas correntes com valor acima de 50 mil cruzeiros. O dinheiro ficaria retido por 1 ano e meio.
A principal alegação era que, com menos dinheiro em circulação, a inflação seria reduzida. No e...
Matérias relacionadas