Criador do seriado 'The Office' corta cena com blackface
'É inaceitável e sinto muito pela dor que causou', declara Greg Daniels
O criador do seriado The Office, Greg Daniels, decidiu cortar uma cena com blackface do programa. O episódio de 2012 intitulado 'Dwight Christmas' apresenta uma breve cena de um personagem em blackface como parte dos esforços de Dwight, interpretado pelo ator Rainn Wilson, para fazer com que a equipe da Dunder Mifflin celebre um tradicional Natal holandês da Pensilvânia.
O episódio reeditado substituirá a versão anterior na Netflix e nas plataformas de streaming onde está disponível para compra. The Office passará para a plataforma Peacock da NBC Unviersal em 2021.
Episódios de 30 Rock, Scrubs e Community, todos exibidos originalmente na NBC, tiveram trechos de blackface retirados de suas respectivas plataformas de streaming, assim como a série de desenhos do Reino Unido Little Britain.
"The Office é sobre um grupo de pessoas que tentam trabalhar em conjunto com respeito mútuo, apesar das ações inadequadas de seu chefe e gerente assistente", disse Greg Daniels. "O programa empregou sátira para expor comportamentos inaceitáveis ??e transmitir uma mensagem de inclusão. Hoje, filmamos um ator usando blackface que foi usado para criticar uma prática racista européia específica. O blackface é inaceitável e o argumento é prejudicial e errado. Sinto muito pela dor que causou", lamentou o diretor.
No episódio, Dwight se veste de Bersnickel, um personagem do folclore alemão. Oscar descobre, através de pesquisa online, que o companheiro de Bersnickel é o personagem chamado Zwarte Piet, ou Black Peter, "um garoto escravo frequentemente retratado em pantalonas coloridas e blackface". Quando Stanley, o único vendedor negro da Dunder Mifflin, se opõe, Dwight responde nervosamente que sua família "não se apega cegamente a todos os aspectos obsoletos de nossas tradições". Então, envia uma mensagem para Nate (Mark Proksch), que trabalha no armazém, que está prestes a juntar-se à festa vestido como Peter Negro.
A remoção ou reedição de episódios relativamente recentes de TV com blackface ocorre na sequência de protestos por justiça racial após o assassinato de George Floyd, nos Estados Unidos.