Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Bolsonaro usa a Globo e Dr. Drauzio contra Lula em debate cara a cara

Confronto entre os presidenciáveis teve tensão pela proximidade física e até ‘tapinha’ no ombro

16 out 2022 - 21h59
(atualizado às 22h27)
Compartilhar
Exibir comentários

No 1º debate do 2º turno, transmitido por um pool de imprensa (com a participação de Band, TV Cultura e CNN Brasil), Jair Bolsonaro usou sua grande adversária na mídia ao se defender da acusação lançada por Lula de ter sido negligente no início da pandemia. 

“Em fevereiro de 2020, nós decretamos estado de emergência no Brasil. A TV Globo, com todo o seu conglomerado, com o senhor Drauzio Varella, começaram a falar exatamente o contrário. ‘O Brasil tem clima quente, não tenham medo da covid’. E quem falou em gripezinha foi lá (na emissora).” 

Em uma live, Dr. Drauzio, que apresenta séries sobre saúde no ‘Fantástico’, reconheceu o diagnóstico equivocado do coronavírus naquela época. “Hoje eu tenho remorso de ter dito isso. Eu me recrimino por ter falado tal coisa.” 

O formato do debate permitiu aos candidatos livre movimentação pelo palco. Na maior parte do tempo, ficaram frente a frente, a menos de 1 metro de distância. 

Em pelo menos duas ocasiões, Bolsonaro tocou o ombro de Lula, que demonstrou desconforto com a situação. Em um desses momentos, o intérprete de libras, mostrado no canto do vídeo, riu da cena. 

O embate tão próximo – com os candidatos às vezes se dirigindo diretamente às câmeras – gerou interessante tensão. Fora do púlpito, os candidatos estavam mais autênticos e vulneráveis ao opositor.

Chamou a atenção também o tratamento respeitoso de Jair Bolsonaro a duas jornalistas com quem já teve ruidoso atrito, Vera Magalhães (apresentadora do 'Roda Viva', da TV Cultura, e colunista de 'O Globo' e da CBN) e Patrícia Campos Mello (da 'Folha de S. Paulo'). As duas fizeram perguntas contundentes no debate.

Segundo dados prévios, o encontro entre os presidenciáveis marcou média de 12 pontos, garantindo a vice-liderança, atrás da Globo. Na Grande São Paulo, este índice representa 3 milhões de espectadores. O debate do 1º turno na Band alcançou média de 13,8 pontos.

Jair Bolsonaro surpreendeu Lula com contato físico no debate
Jair Bolsonaro surpreendeu Lula com contato físico no debate
Foto: Reprodução/TV
Sala de TV Blog Sala de TV -  Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog e a obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias são de total responsabilidade do colunista que o assina. As opiniões do colunista não representam a visão do Terra. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade