Vice da RedeTV! critica distribuição de verbas entre canais
Ex-Globo, Marcelo de Carvalho não aceita que 80% do investimento em publicidade vá para a emissora carioca.
Durante discurso na sétima edição do Prêmio Líderes do Brasil, na noite de segunda-feira (11), em São Paulo, o vice-presidente da RedeTV!, Marcelo de Carvalho, fez uma crítica ao mercado publicitário e à Globo.
O executivo, que teve uma passagem bem-sucedida pelo departamento comercial da emissora da família Marinho, não aceita a concentração de verba dos grandes anunciantes brasileiros no canal carioca, líder em audiência no Ibope.
“Não é possível uma empresa de comunicação que hoje tem um pouco mais de 30% da audiência, receber 80% do total do dinheiro do mercado publicitário”, disse ele, também apresentador dos programas ‘Mega Senha’ e ‘O Céu é o Limite’.
No evento, Carvalho iniciou um movimento para suscitar a redistribuição dos investimentos entre os principais veículos de comunicação do País.
“Empresários aqui presentes, provoquem suas agências e seus departamentos de marketing para que mudem uma colocação nefasta que existe no mercado de mídia do Brasil. Fazendo isso nós teremos, e eu não falo em benefício da minha empresa, não, eu falo isso em benefício dos jornais, revistas, internet, rádios e dos veículos locais, uma mídia mais forte e mais independente.”
De acordo com informações divulgadas pela Globo Comunicação e Participações, a TV Globo atingiu faturamento com publicidade e serviços de 10 bilhões de reais em 2016, sendo 2 bilhões de lucro líquido. No mesmo período, Record, SBT, Band e RedeTV! faturam juntas 3,7 bilhões brutos.
Em relação à audiência, a Globo registra média diária, das 7h à meia-noite, de 15 pontos. Record e SBT oscilam entre 6 e 7. Band vai de 2 a 3 pontos. A RedeTV! marca 1 ponto.
Veja também: