1 evento ao vivo

Vencedor do Bake Off Brasil lança livro de confeitaria

Ricardo Daudt guarda boas recordações dos bastidores do programa e já fez bolo de oito andares para sertanejos famosos

7 set 2019
09h58
  • separator
  • 0
  • comentários

Tudo começo de maneira caseira, com a produção de brigadeiros e cupcakes. Logo surgiram encomendas de bolos e doces decorados. De repente, o gaúcho Ricardo Daudt percebeu a oportunidade de ganhar a vida fazendo o que tanto amava: confeitaria.

Depois de mais de cem cursos no Brasil e exterior, ele se tornou especialista em modelagem com pasta americana. Passou a dar cursos e participar de programas de TV.

Ricardo Daudt com a apresentadora Nadja Haddad: livro com várias delícias que deixaram os telespectadores com água na boca
Ricardo Daudt com a apresentadora Nadja Haddad: livro com várias delícias que deixaram os telespectadores com água na boca
Foto: Reprodução/Instagram

Acabou na quarta edição do Bake Off Brasil, no ano passado. Venceu o ‘talent show’ do SBT e agora lança o livro Confeitaria Sem Mistérios. São 58 receitas de bolos, tortas, muffins, biscoitos, massas, recheios e outras gulodices.

Entre a preparação de uma delícia e outra, Ricardo Daudt conversou com o blog.

No livro há receitas que fez no Bake Off Brasil?

Coloquei várias receitas do programa, tanto das provas criativas quanto das provas técnicas. Esses preparos técnicos, eu ensino de maneira mais simples. A escolha partiu de um ponto crucial: praticidade. Todos os ingredientes foram passados para gramas, para não haver dúvidas nas medidas de xícaras, colheres etc.

Qual foi a maior dificuldade de praticar confeitaria na TV?

Vencer a minha timidez. Sempre fui muito reservado. De uma hora pra outra, estava rodeado de câmeras, sob pressão. Mas tudo foi um grande aprendizado, só tenho a agradecer.

O bolo em formato de yakissoba com efeito de gravidade: construção elogiada pelo júri do Bake Off Brasil
O bolo em formato de yakissoba com efeito de gravidade: construção elogiada pelo júri do Bake Off Brasil
Foto: Reprodução/Instagram


O clima na atração é de concorrência nervosa. Deu pra fazer amizade com alguém?

Há concorrência sim, pois é uma competição. Mas na minha edição ficamos muito amigos, nos divertíamos enquanto não estávamos gravando. O clima era muito bom. Depois do programa, mantive amizades. Nos vemos sempre que possível, e a gente se ajuda muito também.

Como foi a convivência com a apresentadora Nadja Haddad e os jurados Beca Milano e Olivier Anquier?

Nadja é um ser humano incrível. Como ficava o tempo todo na tenda durante as provas, acabamos nos apegando mais a ela. A Beca é um doce de pessoa, sempre pronta para explicar e dar dicas. Mesmo quando criticava, mantinha a doçura. Olivier é um gentleman. Ele entrava na tenda e passava bancada por bancada para nos dar bom dia. Aprendi muito com todos lá. Sou muito grato.

A vitória no programa mudou sua vida?

Sim, pois eu não tinha noção do poder da TV. Mudei para São Paulo, muitas empresas de produtos de confeitaria me procuraram para representá-las, comecei a viajar pelo País para dar cursos.

Ricardo Daudt entre Maisa e Oscar Filho no SBT: bolos apreciados pelos famosos
Ricardo Daudt entre Maisa e Oscar Filho no SBT: bolos apreciados pelos famosos
Foto: Reprodução/Instagram

Qual bolo temático mais curioso que já fez?

No Bake Off Brasil tivemos que fazer um bolo com efeito de gravidade. Preparei um bolo que era um prato com yakissoba, onde o macarrão ficou suspenso por dois hashis. Foi um sucesso, os jurados gostaram muito.

Já fez a festa de algum famoso?

Fiz o bolo para a comemoração dos 25 anos de carreira do Zezé de Camargo e Luciano. Era uma surpresa para eles, entrei no palco com o bolo. Tinha oito andares decorados com todas as capas dos CDs da dupla. O show foi em Porto Alegre, onde estavam também os cantores Daniel, Chitãozinho e Xororó, Bruno e Marrone. Neste mesmo show, fiz mais um bolo, para o Bruno, para festejar o aniversário dele. Para o Programa da Maisa, no SBT, preparei um bolo para o aniversário do humorista Oscar Filho.

Algumas criações irresistíveis do ateliê de Ricardo Daudt em São Paulo
Algumas criações irresistíveis do ateliê de Ricardo Daudt em São Paulo
Foto: Reprodução/Instagram

Para qual artista você gostaria de produzir um bolo especial?

Gostaria muito de criar e entregar um bolo para a Fernanda Montenegro, por tudo o que ela representa como atriz. Nos presenteou com memoráveis trabalhos na TV, no cinema e no teatro.

Para qual confeiteiro de TV encomendaria um bolo para você?

Encomendaria para o chef australiano Adriano Zumbo. Admiro demais o trabalho dele. É muito criativo e faz ótimo acabamento. Ele participou de vários programas, como Zumbo’s Just Desserts e Sugar Rush.

Veja também



 

Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade