0

Quando famosas revelam ter câncer ajudam a salvar vidas

Fátima Bernardes se junta a Ana Furtado e Ana Maria Braga na luta contra a doença e na conscientização sobre prevenção

3 dez 2020
14h53
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

De acordo com projeção do INCA (Instituto Nacional do Câncer), 2020 deve terminar com o registro de 685 mil novos casos de câncer no Brasil. Destes, 298 mil em mulheres. Infelizmente, Fátima Bernardes agora faz parte da estatística.

Ana Furtado, Fátima Bernardes e Ana Maria Braga: artistas inspiram milhares de mulheres a cuidar melhor da própria saúde
Ana Furtado, Fátima Bernardes e Ana Maria Braga: artistas inspiram milhares de mulheres a cuidar melhor da própria saúde
Foto: Reproduções

A apresentadora, de 58 anos, iniciou sua batalha contra um tumor no útero. Afastou-se do ‘Encontro’, na Globo, para ser submetida a uma cirurgia e posterior tratamento. Este ano terá cerca de 16.700 diagnósticos de câncer de colo de útero e 6.500 de corpo de útero.

Fátima recebeu mensagens de apoio de vários artistas. “Sei que dentro de você tem uma força que nem você imagina que tem. Isso aparece quando você se vê diante de um problema e sabe que pode superar”, disse Ana Maria Braga na TV. “Sei que você é essa mulher e vai estar de volta já, já. Esse susto vai passar logo.”

A apresentadora do ‘Mais Você’ fala por experiência própria. Ela já enfrentou o câncer algumas vezes. A mais recente, no início do ano, no pulmão. Após ser tratada, considera-se curada. Aos 71 anos, Ana é um exemplo de superação, fé e amor à vida.

Outra artista global afetada por um câncer foi Ana Furtado. Em 2018, aos 44 anos, ela recebeu diagnóstico de tumor de mama. Meses depois anunciou a cura. “Sou sua fã, Fátima. Eu e milhões de brasileiros que você conquistou com sua energia linda e alegria de viver”, escreveu no Instagram. “Que essa onda de amor e positividade chegue até você em forma de CURA!”

Pessoas públicas com visibilidade na TV que revelam ter câncer dão imensurável contribuição para a população em geral. Fazem o assunto ser discutido em casa, no trabalho, nas rodas de amigos, nas redes sociais, nos apps de mensagens. Muita gente se sente estimulada a fazer exames para monitorar a saúde e buscar mudanças de hábitos a fim de aumentar a qualidade de vida.

Como se sabe, incontáveis brasileiros ainda se recusam a pronunciar a palavra câncer. Dizem ‘aquela doença’ ou usam outro eufemismo. Ou sequer tocam no assunto, como se esse hiato reduzisse o risco de a doença se manifestar por perto. Tal temor inibe o necessário esclarecimento a respeito das formas de prevenção, da importância do diagnóstico precoce e dos estigmas de quem enfrenta o câncer.

Ana Furtado, Ana Maria Braga e tantos outros artistas merecem aplausos e um ‘muito obrigado’ por terem compartilhado sua luta individual contra o câncer. Fica a torcida para que Fátima Bernardes logo também vença esse desafio e volte a fazer o que tanto ama diante das câmeras.

Informações sobre prevenção e tratamento de câncer estão disponíveis nos portais inca.gov.br e vencerocancer.org.br.

Veja também:

Carla Perez é a rainha do Insta e podemos provar!
Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade