1 evento ao vivo

Piti na TV: Regina revive Viúva Porcina e Rainha da Sucata

Reações furiosas da secretária especial de Cultura na CNN Brasil despertam a lembrança de personagens icônicas das novelas

8 mai 2020
14h25
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

A contrariedade de Regina Duarte em uma entrevista ao vivo no programa CNN 360º teve repercussão bombástica. Muito já se escreveu e falou a respeito. Uma observação extra relaciona a similaridade do comportamento colérico da secretária especial de Cultura com atitudes padronizadas de duas das personagens mais populares que a atriz interpretou na TV.

Regina Duarte entre as inesquecíveis Viúva Porcina e Maria do Carmo: aprovação conquistada na TV colocada em risco na política
Regina Duarte entre as inesquecíveis Viúva Porcina e Maria do Carmo: aprovação conquistada na TV colocada em risco na política
Foto: Fotomontagem: Blog Sala de TV (Fotos: Divulgação)

Por um momento, no que a imprensa chamou de 'piti' e 'chilique', Regina parecia reviver a espalhafatosa Viúva Porcina de Roque Santeiro (1985-1986) e a irritadiça Maria do Carmo, a 'sucateira', de Rainha da Sucata (1990). Em comum, as duas tinham paciência curta e inegável dificuldade em lidar com contestações.

Esta também foi a impressão de quem viu a secretária fisicamente incomodada com as perguntas dos âncoras Reinaldo Gottino, Daniela Lima e Daniel Adjuto. Reação idêntica à do presidente Jair Bolsonaro sempre que é questionado pelos repórteres a respeito de problemas e polêmicas de seu governo.

Regina Duarte saiu de duradoura situação confortável — a de ídolo inatacável da televisão — para o epicentro nervoso da polarização político-ideológica do País. Seus valiosos préstimos à distração do telespectador ao longo de 55 anos nas novelas e séries não a pouparão de perguntas indigestas e desconfiança.

Alvo da classe artística insatisfeita e sob vigilância da mídia, a secretária de Cultura precisará mostrar o equilíbrio e a razoabilidade de outras personagens de sucesso vividas por ela na TV, como a socióloga feminista Maria Lúcia de Malu Mulher (1979-1980) e a médica humanista Helena de Páginas da Vida (2006-2007).

Veja também:

DIÁRIO L! DA COPA DE 70: a repercussão da vitória da Seleção sobre os tchecos na estreia do mundial
Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade