PUBLICIDADE

Novelas ainda servem como fuga da realidade para muita gente

Audiência em alta mostra que o brasileiro permanece fiel aos folhetins apesar das críticas nas redes sociais

15 jul 2019 - 15h03
Compartilhar
Exibir comentários

“Novela, isso ainda existe?”, “Parei de ver porque emburrece”, “Na minha casa só assistimos à Netflix”. 

Maria da Paz (Juliana Paes) e Amadeu (Marcos Palmeira) de A Dona do Pedaço: é saboroso acompanhar a vida de mentirinha dos personagens
Maria da Paz (Juliana Paes) e Amadeu (Marcos Palmeira) de A Dona do Pedaço: é saboroso acompanhar a vida de mentirinha dos personagens
Foto: João Miguel Jr./TV Globo / Divulgação

Frases assim são comuns no Twitter e Facebook. Há um ruidoso boicote virtual contra o gênero mais popular da teledramaturgia.

No entanto, os números do Ibope revelam audiência crescente das novelas atuais da Globo, SBT, RecordTV e Band.

Conclui-se que muitas pessoas adoram falar mal online, porém, não resistem a acompanhar as tramas mirabolantes.

Outros são noveleiros fiéis incógnitos. Fazem o possível para passar despercebidos por temer justamente o julgamento alheio.

Há ainda aqueles que dizem ver só “de vez em quando”, mas sabem detalhes minuciosos de cada capítulo.

Tem ainda os que realmente não acompanham com frequência, mas se atualizam ao ler os resumos e assistir aos vídeos disponibilizados pelas emissoras.

A verdade é que, mesmo sob ataque e com cada vez mais concorrentes, a telenovela ainda se mostra indispensável na rotina de milhões de lares brasileiros.

Serve como escapismo barato. Produz alguns momentos de alienação benéfica em relação à realidade torturante.

Concede a oportunidade de viver a vida de mocinhas, galãs, vilões e tipos cômicos. Faz rir, emociona, surpreende, acalma.

Às vezes, vai além: suscita questionamentos internos a respeito de temas polêmicos. 

Neste caso, o telespectador é arrancado da letargia conveniente — a ficção o faz se posicionar na vida real.

Sucesso do momento, A Dona do Pedaço chega a atrair, numa única noite, mais de 7 milhões de telespectadores somente na Grande São Paulo.

Por isso as grandes marcas preferem veicular seus anúncios nos intervalos das principais novelas. A imensidão de público garante o retorno desejado.

Faz décadas que propagam por aí — agora especialmente nas redes sociais — que a velha novela está com os dias contados.

Por enquanto, ‘mimimi’ de quem não aceita o sucesso do formato. As cenas dos próximos capítulos mostram que as novelas não terão final infeliz tão cedo.

Veja também:

Ju Paes cumpre desafio, canta 'Evidências' e agrada: 'The Voice está perdendo':
Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade