1 evento ao vivo

PHA praticou jornalismo contundente sem medo de desagradar

Veterano construiu carreira sólida na TV e soube aproveitar a internet para destilar humor ácido

10 jul 2019
11h01
atualizado às 11h05
  • separator
  • 0
  • comentários

“Olá, tudo bem?” era um dos bordões de Paulo Henrique Amorim. A introdução alegre contrastava com o jeito incisivo – às vezes pessimista – de analisar os fatos e emitir opiniões.

Em quase 60 anos de carreira, o jornalista consolidou estilo próprio diante das câmeras. Mas foi nos vídeos gravados para a internet que era mais autêntico: revelava-se debochado e sem autocensura.

Paulo Henrique Amorim se tornou um dos jornalistas mais polêmicos da TV e da web
Paulo Henrique Amorim se tornou um dos jornalistas mais polêmicos da TV e da web
Foto: Reprodução/Facebook

Alinhado à esquerda, ganhou muitos haters anônimos e desafetos famosos nos últimos tempos. Parecia não se abalar. Polemista assumido, ia na contramão de colegas falsamente imparciais.

Em uma época na qual muitos âncoras e comentaristas simulam isenção por conta do politicamente correto, Paulo Henrique Amorim dava a cara a tapa e pagava um preço alto por ser fiel às suas convicções.

Foi repórter, correspondente internacional, âncora de telejornal e, até recentemente, apresentava o Domingo Espetacular, de onde foi afastado há duas semanas.

A cruzada ruidosa de PHA contra o presidente Jair Bolsonaro, apoiado pelo bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal e dono da RecordTV, pode ter sido o motivo do fim do ciclo na revista eletrônica.

Sua ex-casa, a Globo, era outro alvo frequente. Execrava o domínio do canal no Ibope e a influência da família Marinho sobre milhões de brasileiros.

Ideologias e equívocos à parte, o jornalista acrescentava conteúdo relevante ao debate nacional, especialmente na crônica política. Ele tirava as pessoas da letargia a fim de fazê-las tomar posição.

Sua morte, aos 77 anos, cala uma voz importante no telejornalismo. A imprensa precisa de profissionais que façam a diferença – e não de meros repetidores de notícias oficiais.

Veja também:

 

Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade