PUBLICIDADE

Neta favorita da rainha foi impedida por ela de ser princesa

Lady Louise roubou a cena em aparições nas homenagens ao avô recém-falecido, príncipe Philip

20 abr 2021 09h35
ver comentários
Publicidade

Simpática, elegante, discreta. Louise Mountbatten-Windsor, 17 anos, tem jeito de princesa, mas não possui o título apesar de ser neta da rainha Elizabeth. Norma monárquica de 1917 determina que filhos e filhas de filhos homens da rainha têm o direito ao status de príncipe e princesa. Mas a soberana ignorou a tradição em novembro de 2003, quando nasceu a primeira filha de seu caçula.

Louise jamais demonstrou mágoa por sua avô não tê-la feito uma princesa com tratamento de alteza real
Louise jamais demonstrou mágoa por sua avô não tê-la feito uma princesa com tratamento de alteza real
Foto: Fotomontagem: Blog Sala de TV

Na época, um comunicado do Palácio de Buckingham informou que Louise teria apenas o título nobiliárquico de ‘lady’, por ser filha de um conde, no caso, o príncipe Edward, Conde de Wessex. ‘Lady’ também era a denominação na nobreza de Diana Spencer, apelidada Lady Di quando solteira, filha do 8.º Conde Spencer, John Spencer. O irmão mais novo de Louise, James, de 13 anos, ganhou ao nascer o título de Visconde Severn — ele também não se tornou príncipe por decisão de Elizabeth II.

Por que a rainha negou aos filhos de Edward o direito de ser 'alteza real'? Simples e compreensível: ela quis tirar dos dois o fardo das obrigações de príncipe e princesa. Como ambos estão longe na linha de sucessão ao trono (hoje em 13.º e 14.º lugares), a monarca desejou que tivessem uma vida tranquila, livre das regras e interferências impostas aos membros da família mais próximos ao poder, como os príncipes Charles, William e Harry.

A neta preferida de Elizabeth gosta de competições de dança na TV: já esteve na plateia de um show do gênero no canal BBC, ao lado da mãe, condessa Sophie
A neta preferida de Elizabeth gosta de competições de dança na TV: já esteve na plateia de um show do gênero no canal BBC, ao lado da mãe, condessa Sophie
Foto: Reprodução / TV

No funeral do príncipe Philip, Louise atraiu a atenção da imprensa pelo carisma. Conseguiu se destacar mesmo à sombra dos parentes mais famosos. Tabloides afirmam se tratar da neta predileta da rainha. As duas passam longas temporadas no Castelo de Balmoral, na Escócia. Interessadas por arte, costumam acessar juntas o acervo de desenhos e gravuras feitos pela rainha Vitória, tataravó da atual soberana.

Outra paixão que as une são os cavalos. Lady Mountbatten-Windsor gosta de guiar carruagens e já participou de competições do gênero. Antes de morrer, o avô Philip a presenteou com vários pôneis. No fim do ano, ao completar a maioridade, Louise poderá escolher ter uma vida comum ou assumir alguns compromissos ligados à realeza, principalmente na promoção de obras assistenciais.

A mãe dela, condessa Sophie, que teve atritos com a rainha por cometer gafes e falar demais a jornalistas, disse que vai apoiá-la seja qual for a decisão. Os tradicionalistas esperam que a primogênita do príncipe Edward arrume um noivo de sangue azul para um casamento real. As outras netas adultas de Elizabeth Zara, 39 anos, Beatrice, 32, e Eugenie, 31 — se uniram a plebeu ou aristocrata sem título de nobreza ao invés de buscar um príncipe.

Veja também:

Meghan Markle revela que sofreu aborto espontâneo em julho:


 

Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Publicidade
Publicidade