0

GloboNews se corrige após discutir racismo só com brancos

Reclamação de telespectadores fez canal escalar time de jornalistas negras para edição especial do Em Pauta

4 jun 2020
08h02
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

O apresentador Marcelo Cosme começou o Em Pauta desta quarta-feira (3) comentando um protesto que viralizou nas redes sociais: a foto de seis brancos discutindo racismo na edição do dia anterior do programa da GloboNews.

Um Em Pauta feminino e negro foi produzido para debater o racismo nas várias camadas da sociedade
Um Em Pauta feminino e negro foi produzido para debater o racismo nas várias camadas da sociedade
Foto: Reprodução/TV

O titular da atração fez um mea-culpa pela gafe e ressaltou as dificuldades dos negros brasileiros ascender a postos mais altos, como o de jornalistas de TV.

Em seguida, Cosme passou o comando da atração para Heraldo Pereira, titular do Jornal das 10 e o primeiro negro a ter ocupado a bancada do Jornal Nacional. A emissora chamou seis comunicadoras negras para comentar os assuntos do dia, especialmente o racismo e os protestos antirracistas em várias partes do mundo.

Zileide Silva, Flávia Oliveira, Maju Coutinho, Aline Midlej e Lilian Ribeiro estão entre os poucos rostos negros na televisão brasileira. As duas primeiras passam a fazer parte do time fixo de comentaristas do Em Pauta. Foi necessário um barulho na internet para que a GloboNews corrigisse a falta de diversidade étnica na produção.

Logo no início, a veterana Zileide relatou um episódio de racismo. Anos atrás, ela foi ignorada propositalmente pela então secretária do presidente da Fiesp, a poderosa Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.

A funcionária se dirigia somente ao repórter-cinematográfico branco que acompanhava a jornalista. "Sabe o que eu fiz? Levantei o nariz. Não podemos baixar a cabeça em hipótese alguma."

A situação mudou quando o próprio presidente da instituição surgiu e dispensou tratamento afetuoso a Zileide. A secretária demonstrou constrangimento pelo comportamento discriminatório.

Veja também:

A pop art que poucos conhecem
Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade