1 evento ao vivo

Ato de Bolsonaro pode salvar canais 'amigos' e 'inimigos'

Presidente autoriza emissoras a explorar fonte de faturamento proibida há 22 anos

3 jun 2020
11h29
atualizado às 11h30
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Quem tem mais de 30 anos certamente lembra da febre do 0900 na TV aberta na década de 1990. A ligação de baixo custo servia para concorrer a prêmios e participar de sorteios.

Bolsonaro oferece oportunidade de ouro para as emissoras de TV aumentarem o faturamento
Bolsonaro oferece oportunidade de ouro para as emissoras de TV aumentarem o faturamento
Foto: Sala de TV

Esse mecanismo ao estilo 'sorte ou azar' fazia os telespectadores experimentarem adrenalina semelhante à de um jogador de cassino. As emissoras faturavam milhões com o caça-níquel televisivo. A festa acabou em 1998. O formato foi proibido por ser considerado prejudicial ao bem-estar financeiro dos telespectadores. Muita gente se viciava no 0900.

Uma decisão recente de Jair Bolsonaro poderá ressuscitar esse chamariz. Ele assinou uma Medida Provisória liberando as promoções e sorteios na TV a partir de ligações cobradas. O Congresso tem até o início de julho para votar a MP a fim de torná-la lei efetiva.

A possível volta desse tipo de atração com potencial de faturamento alto a custo baixo deverá beneficiar várias emissoras que enfrentam problemas financeiros. A começar pela RedeTV.

Antes de fundar o canal paulista a partir da concessão da extinta TV Manchete, o empresário Amilcare Dallevo Jr., sócio de Marcelo de Carvalho, dominava o sistema de telefonia em programas que promoviam votações e sorteios. Ele construiu fortuna com essa tecnologia. Prestou serviços inclusive para a Globo.

As Top 5 da TV aberta — Globo, RecordTV, SBT, Band e RedeTV! — enfrentam dificuldade para pagar os custos, investir e ter algum lucro. Todas promoveram demissões recentemente e cortaram gastos.

A ordem em comum é enxugar a folha de pagamento, exigir mais produtividade dos funcionários preservados (dos anônimos às celebridades do vídeo) e providenciar novas fontes de renda.

A reativação do 0900 aponta entrada de dinheiro rápido. Pode gerar benefício extra: segurar o público diante da TV. Afinal, quem liga para 'apostar' ficará ligado nos programas a fim de conferir o resultado das promoções e dos sorteios.

Se ratificado pelo Congresso, esse pode ser um presentão de Bolsonaro aos canais simpatizantes ao seu governo, como RecordTV, SBT e RedeTV!, e também aos mais críticos, a exemplo de Globo e Band.

Mais dinheiro em caixa é tudo o que desejam (e precisam) as emissoras financeiramente fragilizadas por conta da queda de publicidade em consequência da pandemia de covid-19.
 

Veja também:

O chef premiado que valoriza peixes considerados menos nobres
Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade