Globo faz 53 anos com audiência maior que a soma das rivais
Canal da família Marinho se mantém inalcançável na liderança da TV aberta brasileira
Em 26 de abril de 1965 entrava no ar a TV Globo. Seu fundador, o jornalista e empresário Roberto Marinho, tinha 60 anos quando se aventurou no universo da televisão.
A ascensão da emissora foi rápida. Em poucos anos se tornou o canal mais visto do País. Éramos 83 milhões de brasileiros naquela época – hoje a população passa de 207 milhões.
A Globo avançou rapidamente por investir muito em teledramaturgia e jornalismo. Suas novelas viraram uma paixão nacional e, mais tarde, um produto de exportação.
Os telejornais – o primeiro deles foi o ‘Tele Globo’, embrião do ‘Jornal Nacional’ – passaram a ser a principal fonte de informação da maioria dos brasileiros.
E assim a emissora se consolidou como líder absoluta no Ibope. Hoje, registra mais audiência diária do que a soma de suas principais concorrentes, a RecordTV e o SBT.
Fenômenos isolados, como a primeira versão de ‘Chiquititas’, em 1998, e ‘Os Dez Mandamentos’, em 2015, incomodaram a toda poderosa, mas sem risco à sua soberania entre as grandes redes de TV.
Proporcionalmente ao sucesso é o tamanho do desprezo de quem vê o canal carioca como tendencioso em questões ideológicas e político-partidárias.
Há quem acredite que a Globo impõe desde a aceitação da diversidade sexual até a promoção da direita.
As críticas e as tentativas de boicote coletivo nunca geraram prejuízo à emissora.
É dela a maior fatia da verba publicitária e o mais abrangente poder de influência em praticamente 100% do território nacional.
Em seu 53º aniversário, a TV de ‘cem milhões de uns’ só tem o que comemorar.
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