PUBLICIDADE

Globo faz 53 anos com audiência maior que a soma das rivais

Canal da família Marinho se mantém inalcançável na liderança da TV aberta brasileira

26 abr 2018 - 12h58
(atualizado às 12h58)
Compartilhar
Exibir comentários

Em 26 de abril de 1965 entrava no ar a TV Globo. Seu fundador, o jornalista e empresário Roberto Marinho, tinha 60 anos quando se aventurou no universo da televisão.

Emissora atrai 70% da verba de publicidade destinada à televisão no Brasil
Emissora atrai 70% da verba de publicidade destinada à televisão no Brasil
Foto: Montagem / Sala de TV

A ascensão da emissora foi rápida. Em poucos anos se tornou o canal mais visto do País. Éramos 83 milhões de brasileiros naquela época – hoje a população passa de 207 milhões.

A Globo avançou rapidamente por investir muito em teledramaturgia e jornalismo. Suas novelas viraram uma paixão nacional e, mais tarde, um produto de exportação.

Os telejornais – o primeiro deles foi o ‘Tele Globo’, embrião do ‘Jornal Nacional’ – passaram a ser a principal fonte de informação da maioria dos brasileiros.

E assim a emissora se consolidou como líder absoluta no Ibope. Hoje, registra mais audiência diária do que a soma de suas principais concorrentes, a RecordTV e o SBT.

Fenômenos isolados, como a primeira versão de ‘Chiquititas’, em 1998, e ‘Os Dez Mandamentos’, em 2015, incomodaram a toda poderosa, mas sem risco à sua soberania entre as grandes redes de TV.

Proporcionalmente ao sucesso é o tamanho do desprezo de quem vê o canal carioca como tendencioso em questões ideológicas e político-partidárias.

Há quem acredite que a Globo impõe desde a aceitação da diversidade sexual até a promoção da direita.

As críticas e as tentativas de boicote coletivo nunca geraram prejuízo à emissora. 

É dela a maior fatia da verba publicitária e o mais abrangente poder de influência em praticamente 100% do território nacional.

Em seu 53º aniversário, a TV de ‘cem milhões de uns’ só tem o que comemorar.

Veja também

Oprah faz forte e emocionante discurso no Globo de Ouro:
Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade