3 eventos ao vivo

Globo abre vagas para negros em busca de mais diversidade

Emissora já foi cobrada por ter baixa representatividade étnica no jornalismo e no elenco das novelas

24 set 2020
13h23
atualizado às 13h29
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

No último dia 17, o perfil de oportunidades profissionais @VemPraGlobo no Facebook divulgou processo de seleção para preencher uma vaga de Especialista em Gestão de Portfólio e outra para Coordenador de Atração de Talentos. O requisito fundamental ao candidato ou candidata era ser negro(a).

“Na busca para nos tornarmos uma empresa cada vez mais diversa na questão étnico-racial, firmamos uma parceria com a EmpregueAfro - Consultoria em RH e Diversidade", informou o post.

Gloria Maria e Heraldo Pereira, precursores entre os negros na Globo: o canal busca ampliar a representatividade étnica diante das câmeras e em funções nos bastidores
Gloria Maria e Heraldo Pereira, precursores entre os negros na Globo: o canal busca ampliar a representatividade étnica diante das câmeras e em funções nos bastidores
Foto: Sala de TV

O recebimento de currículos para essas vagas se encerrou no dia 21. Novas oportunidades para pessoas pretas ou pardas (classificação feita pelo Censo do IBGE) deverão ser anunciadas em breve no mesmo perfil. No momento, estão abertas inscrições para oficinas de técnicos de iluminação e som e de operação de câmera.

A busca da Globo por mais representatividade da população brasileira, formada por 56% de afrodescendentes, acontece no momento em que um de seus maiores anunciantes, o Magazine Luiza, foi sugado para o centro de uma polêmica.

Dias atrás, a companhia de varejo divulgou seu primeiro processo seletivo para admissão de trainees negros. A internet e o mundo corporativo se dividiram. A maioria aplaudiu a iniciativa. Outra parte enxergou ‘racismo reverso’ na exclusão de candidatos brancos.

A TV Globo já foi duramente criticada na mídia e até cobrada internamente por ter poucos negros no telejornalismo e entre os atores de suas novelas. A presença de negros também é pequena em cargos executivos da emissora líder em audiência e faturamento no País.

 

Veja também:

O chef premiado que valoriza peixes considerados menos nobres
Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade