1 evento ao vivo

Ex-presidente do PT pede votos para agir contra a Globo

Rui Falcão fala em “quebrar o “monopólio” da emissora líder em audiência e verbas publicitárias

28 set 2018
11h35
atualizado às 18h17
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Que o PT abomina a Globo, todo mundo sabe. Mas poucos petistas são tão explícitos na animosidade contra a emissora como Rui Falcão, que presidiu o partido entre 2011 e 2017.

Rui Falcão e Lula: o projeto de regulação da mídia está entre as prioridades do PT
Rui Falcão e Lula: o projeto de regulação da mídia está entre as prioridades do PT
Foto: Facebook @rfalcao13 / Reprodução

Na propaganda eleitoral na TV, o jornalista e candidato a deputado federal pede votos citando o canal da família Marinho. “Para quebrar o monopólio da Globo e renovar a política”, diz em seus poucos segundos de visibilidade.

“Há toda uma trajetória, não só de autoritarismo, fraude e manipulação da informação, como institui um grupo econômico poderoso, que atua com rádio, revista, jornal, TV. Configura claramente um monopólio que é proibido pela Constituição Federal”, declarou Falcão em entrevista à TV 247, no início deste ano.

Entre as empresas do Grupo Globo estão as rádios CBN e Globo, o jornal O Globo, a Editora Globo, a programadora de TV paga Globosat, a gravadora Som Livre e a TV Globo

Ex-diretor de redação da revista de negócios Exame, da Editora Abril, Rui Falcão explicou seu ponto de vista: “A Constituição, quando assegura a liberdade de informação e de imprensa, logo em seguida, num artigo abaixo, ‘ficam proibidos monopólios e oligopólios na comunicação social. A lei não define o que é monopólio, mas tá claro que a Globo é um monopólio.”

O petista refere-se ao quinto parágrafo do artigo 220. Está determinado que ‘os meios de comunicação social não podem, direta ou indiretamente, ser objeto de monopólio ou oligopólio’.

Na mesma participação na TV 247, o ex-dirigente petista afirmou que a Globo “é a mais antidemocrática” e precisa ser “disciplinada”. O candidato ressaltou que tal medida – a regulação da mídia defendida pelo PT – “não tem nada a ver com censura”.

A maioria dos grupos que possuem emissoras de TV é contrária a qualquer mudança de regras ou interferência do governo.

Ouça agora o podcast Terra Entretenimento:

Veja também:

Visita de Eliana à Globo, a convite do 'Lady Night', agita fãs: 'Lacre'



 

Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade