PUBLICIDADE

CPI usa serviço de checagem da Globo contra bolsonaristas

Informações servem para confrontar dados apresentados por depoentes e senadores aliados de Bolsonaro

27 mai 2021 16h09
ver comentários
Publicidade

Na tarde desta quinta-feira (27), o relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros, e o vice-presidente da comissão, senador Randolfe Rodrigues, comentaram a respeito do uso de serviços de checagem de informações nos trabalhos do grupo que apura supostas irregularidades e omissões no enfrentamento da crise sanitária no País.

O âncora e editor-chefe do ‘JN’, William Bonner, e Jair Bolsonaro: a Globo se faz presente nos bastidores da CPI que incomoda o presidente
O âncora e editor-chefe do ‘JN’, William Bonner, e Jair Bolsonaro: a Globo se faz presente nos bastidores da CPI que incomoda o presidente
Foto: Facebook/@jornalnacional e Divulgação/Presidência da República

Ambos citaram a TV Globo e o Estadão (parceiro do Terra) como fontes confiáveis usadas para rebater eventuais imprecisões ou mentiras ditas nos depoimentos das testemunhas e por senadores que fazem as perguntas. O Grupo Globo possui o serviço de checagem ‘Fato ou Fake’, frequentemente citado em telejornais. O jornal O Estado de S. Paulo tem o ‘Estadão Verifica’, que faz “desmonte de boatos”.

A partir desses exemplos positivos de empresas de jornalismo profissional contra notícias falsas quase sempre disseminadas intencionalmente, o relator Calheiros solicitou a colaboração na CPI da Covid do serviço de checagem do Senado Federal, lançado em 2020.

As manifestações dos dois senadores reforçam o que já se sabe: matérias exibidas nas principais emissoras, principalmente as do ‘Jornal Nacional’, da Globo, repercutem instantaneamente nos bastidores da comissão parlamentar. São usadas para argumentações de quem acusa e defende a ação do governo Bolsonaro na pandemia.

Mesmo sob ataque de todos os lados do espectro político, o telejornalismo continua a exercer relevante influência na política. Somente o ‘Jornal Nacional’ atinge, todas as noites, cerca de 50 milhões de brasileiros. Como disse, certa vez, o veterano Lucas Mendes, os políticos têm medo de virar notícia ruim no ‘JN’.

Veja também:

Na CPI da Covid, Pazuello faz ao menos dez alegações enganosas sobre cloroquina, testes e vacinas:


 

Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Publicidade
Publicidade