Com menos opções infantis, crianças agora acompanham novela
Pesquisa da GfK revela drástica mudança no comportamento do telespectador mirim
No último dia 30, os fãs de Xuxa lembraram os 31 anos da estreia do ‘Xou da Xuxa’. O saudosismo dos baixinhos que cresceram diante da telinha ressalta o desmonte da programação infantil na TV aberta.
A Globo, que dedicava a maior parte de sua programação matutina às crianças, abandonou este perfil de telespectador ao investir em atrações que ambicionam agradar toda a família.
No SBT ainda há programas infantis de manhã, mas a fórmula é antiga, sem conexão com a garotada antenada nas redes sociais. Record, Band e RedeTV! também deixaram de dar maior atenção à galera.
Esse desprezo pelo telespectador infantil – tão importante na visão de publicitários, pois influi nas decisões de compras da casa – resultou numa mudança de comportamento das crianças que consomem TV aberta.
Estudo realizado pela empresa GfK, que afere a audiência das emissoras, mostra que meninos e meninas ficam mais tempo em frente da TV à noite (72%), do que à tarde (66%) e de manhã (45%).
Um dos motivadores dessa transformação de hábito é a oferta de novelinhas como ‘Carinha de Anjo’ e ‘Chiquititas’ na faixa entre 20h30 e 22h00. As comédias leves que a Globo exibe às 19h30 também atraem crianças.
Lembra que antigamente os pais obrigavam os filhos a dormir cedo, logo após escurecer? Pois isso se tornou, literalmente, coisa do passado em boa parte dos lares brasileiros.
veja também: